Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CRUZ DAS ALMAS-BA: NEUROCIRURGIÃO EXPLICA ESPECIALIDADE PARA POPULAÇÃO




O ambulatório municipal conta com 20 especialidades para atender a população Cruzalmense, e porventura, pacientes de cidades circunvizinhas. 
A neurocirurgia, por exemplo, é uma destas especialidades que são ofertadas no ambulatório. O profissional competente nesta área se ocupa do tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico (tumores, doenças vasculares e degenerativas), traumas crânio-encefálicos e raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica.
O Dr. Pedro Salustiano, natural da cidade de Cambuci, interior do Rio de Janeiro, está atendendo no ambulatório de Cruz das almas há três meses. Dr. Salustiano tem uma extensa carreira com passagens por hospitais de Salvador, como: Aliança e Aeroporto. Presta serviços também em municípios do interior baiano, como Jequié. Atualmente está atendendo além de Cruz das Almas, em Nazaré das Farinhas, no Instituto de Cardiologia do Recôncavo (INCAR), e exerce a função de coordenador de neurocirurgia no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ).
Dr. Salustiano esclareceu que o serviço ofertado pelo HRSAJ é apenas de neurocirurgia para trauma. Relatou também sobre convênio entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Cruz das Almas com o HRSAJ. “Cruz das Almas está pactuada com o HRSAJ. Então, alguns pacientes Cruzalmenses são atendidos lá no regional. Certamente já devo ter atendido algum paciente daqui. No HRSAJ, o paciente passa pelo atendimento dos emergencistas, e se houver necessidade o atendemos. A maioria dos atendimentos são simples, apenas orientações. Já fizemos 24 cirurgias por lá”, explicou.
O alto índice de acidente vascular cerebral (AVC) no município foi um dos temas abordados pelo profissional. “O AVC é uma doença prevalente na população em geral, não é só Cruz das Almas que possui estes altos índices. Pessoas com hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, tabagismo, são mais propensas a desencadear o AVC”, disse Dr. Salustiano.