Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CRUZ DAS ALMAS-BA: AGENTES DA LIMPEZA PÚBLICA MUNICIPAL FIZERAM PARALISAÇÃO POR HORAS 24 HORAS


Na última terça-feira (20/08), a população de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, foi surpreendida pela falta dos servidores da limpeza pública municipal em atuação nas ruas e no centro da cidade. A motivação principal segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Cruzalmenses (Sindsemc), Nadson Lopes Santos, são por melhores condições de trabalho como o uso de equipamentos de segurança e a substituição dos caçambões pelas máquinas compactadoras. A paralisação por 24 horas foi uma decisão da categoria após assembleia. Nadson em entrevista para uma emissora de rádio no município disse que havia enviado para a prefeitura um ofício solicitando melhorias na estrutura no que diz respeito a coleta e limpeza urbana no município. Ainda segundo Nadson, os garis trabalham em cima de uma pilha de lixo onde não há seleção na coleta (são vários sacos de lixo com vidros, produtos químicos, agulhas, etc..) ainda com o veículo em movimento há mais de cinco metros de altura proporcionando um grande risco de possíveis acidentes. Entre diversos assuntos abordados durante a entrevista, Nadson abordou a questão da falta de um técnico na segurança do trabalho no quadro funcional.
Um relato também foi feito por Nadson sobre um acordo informal ainda não cumprido entre ele, o prefeito Raimundo Jean (PMDB), o vereador Elias de Gogó (PSDB) e o atual presidente da casa legislativa municipal, Edson Ribeiro (DEM), na qual foi retirado de pauta a proposta de reajuste salarial e lhe foi prometida o projeto de lei do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que enquadraria os servidores públicos municipal ao reajuste salarial aplicado em todo território nacional de acordo com as diretrizes da lei federal. Um outro projeto lembrado por Nadson é no que diz respeito ao assédio moral que segundo ele tá em tramitação na câmara de vereadores, porém não entrou em pauta ainda. 

Por se tratar de um serviço essencial não há chance de haver uma greve no momento. Segundo consulta feita pelo sindicato a promotoria do município.

F: F. RECÔNVAVO