Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CRUZ DAS ALMAS-BA: PREFEITURA ANUNCIOU



Oftalmologista fala sobre especialidade e trabalho no município


Uma das 20 especialidades do Ambulatório Municipal, a oftalmologia trata as doenças relacionadas à visão, à refração e aos olhos e seus anexos. Os médicos que se especializam nesta área são os oftalmologistas, e dentre suas funções realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios da visão.
Cruz das Almas possui dois oftalmologistas atendendo numa média de 150 pacientes por mês. O Dr. Sérgio Tapioca Bastos, já está realizando consultas há um mês no município, e esclarece as doenças típicas do cotidiano de um oftalmologista. “As doenças mais corriqueiras são as de vício de refração (óculos), doenças externas (conjuntivite, blefarite e etc.), glaucoma e catarata. Essas doenças representam 90% do diagnóstico do nosso dia a dia”, disse.
O doutor ainda relatou que apenas realiza o tratamento ambulatorial no município e sobre o índice de glaucoma e catarata no município. “Não realizamos cirurgia no município. Quando há esta necessidade, encaminhamos o paciente para entidades parceiras. Aqui como em outras localidades em que há predomínio de mestiços e negros muitos tem os sintomas de glaucoma e cerca de 10% da população desenvolve a doença, a partir dos 30 anos de idade. Já a catarata senil, que é caracterizada pela terceira idade, tem um percentual gigantesco no que se refere à pacientes a partir de 65 anos de idade, pois é o envelhecimento da córnea”, esclareceu.
O Dr. Sérgio Tapioca é natural de Salvador, médico formado há 33 anos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização no hospital Santa Luzia (SSA). Reside há 33 anos no município de Santo Antônio de Jesus, local em que se estabeleceu na carreira de oftalmologista.  Dentre as entidades em que trabalhou estão: DETRAN, Sindicato Rural de Santo Antônio de Jesus, Promédica (SSA) e Previna (SSA). Além de atender em Cruz das Almas, atualmente trabalha em todo Baixo Sul  (Valença até Itacaré)




Secretaria de Políticas Especiais realiza reunião com comunidade Guaxinim 

A Secretaria Municipal de Políticas Especiais realiza nesta terça-feira (17), às 18h, uma reunião com a Comunidade Guaxinim, para discutir a criação de uma Associação naquela localidade. 

A intenção é que com a Associação funcionando a comunidade possa ter oportunidade de conquistar melhorias para a comunidade em parceria com a Prefeitura Municipal.