Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

domingo, 14 de setembro de 2014

SALVADOR-BAHIA: POSSE DA NOVA DIRETORIA DO NOSSO SINDICATO SINTEP/BA EM NOITE DE FESTA NA CASA D" ITÁLIA

 

 
Cerca de 500 pessoas comemoraram a posse da nova diretoria do SINTERP/BA para o triênio 2014-2017, na sexta-feira (29/8) à noite, na Casa d’Itália. As comemorações terminaram tarde, divertindo os convidados, que dançaram e degustaram salgados e doces, além de bebidas. Qualquer Radialista podia participar desde que tivesse retirado seu convite na sede, com antecedência. Na ocasião, foi divulgada a campanha de lançamento do Plebiscito por uma nova Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que também está sendo abraçada e construída pelo SINTERP/BA. Os Radialistas votaram experimentalmente, mesmo antes da data anunciada.
 Inicialmente, foi formada a mesa que congratulou os novos diretores, da qual fizeram parte a Secretária de Comunicação do Estado e Presidenta do Conselho Estadual de Comunicação, Srª Marlupe Caldas; O Coordenador da FITERT, José Antônio da Silva, a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Marjorie Moura; o chefe do setor de Registro Profissional da SRTE, Carlos Melo; a diretora regional do SINTERP/BA de Vitória da Conquista, Márcia Aguiar e o Coordenador do SINTERP/BA, Everaldo Monteiro.
 José Antônio da Silva disse que é necessário que os Radialistas brasileiros estejam unidos. Não é possível fazer a luta das mulheres com ausência das mulheres. A direção da Fitert vem fazendo a luta pela valorização nacional da categoria. São mais de 220 mil trabalhadores no país inteiro. Os governos devem ter respeito por esta categoria. “Apoiamos candidatos que assumem projetos para a categoria. Temos que aprender: sou Radialista. Tenho uma categoria forte”!- Entrevistado, ele declarou que o SINTERP/BA tem um papel fundamental para o conjunto dos Radialistas e tem muita importância para a sociedade. “A presença dos trabalhadores nesse momento mostra a unidade. Mas tem que refletir no dia a dia das ações do sindicato. A Fitert está aqui pelo reconhecimento do trabalho do sindicato. Hoje é um novo momento para os trabalhadores baianos”!
Marlupe Caldas disse que há 13 anos estava sendo empossada diretora do SINTERP/BA. O sindicato batalhou muito pela qualificação profissional. “Não é fácil a tarefa de ser dirigente, acordar cedo, trabalhar muito, fazer a disputa política no dia a dia e convencer as pessoas de que é possível ter uma categoria mais unida e qualificada”. – Entrevistada, ela falou que sempre que novos membros assumem a busca pela qualificação aumenta.
Carlos Melo afirmou que o processo de mudança faz fortalecer toda a categoria. “Temos na história do sindicalismo brasileiro uma história de continuísmo muito grande. A renovação é importante, a categoria não se acomoda. Ela quer ver sempre um elemento novo e que seja capaz de trazer modificações”, declarou.
Marjorie Moura ressaltou que é fundamental, diante da representatividade da categoria, a participação. “É o sindicato mais atuante na área da comunicação, bastante atuante no interior do estado. Os problemas são comuns aos trabalhadores de comunicação e uma busca conjunta traz soluções mais efetivas”. Saudou a diretoria certa de que ela vai manter o padrão de qualidade nas suas ações.
Everaldo Monteiro criticou o fato de este ser o único estado do Brasil onde uma categoria tem quatro representações sindicais. Mas enfatizou que ainda se pode unir forças para vencer as adversidades. Nenhum estado do Brasil tem, na composição de sindicatos de Radialistas, cinco mulheres. “Parece bastante, mais ainda está muito distante do crescimento que precisamos em todas as bases de representação. Hoje temos a primeira Secretaria de Comunicação especifica do Brasil a ser direcionada a cobranças. Se precisarmos de alguma coisa para a categoria vamos bater na porta e cobrar sim!”. Quanto aos cursos que muitos sindicatos realizam para os trabalhadores se profissionalizarem ele diz que não é o modelo correto, tornando-se abusivos e exploradores. “Sair oferecendo qualquer tipo de formação profissional aos trabalhadores é enganar os outros e deixar de cumprir com suas obrigações cotidianas. Nenhum sindicato deve estar preso a missões que fujam da sua competência original ou responsabilidades”, declarou.
Também estiveram presentes Ana Georgina e Nadja, do DIEESE; Adilson Jr., advogado do SINTERP/BA; Luiz Hermano, da ARFOC; o radialista Rui Moura e Costa e Maíra Miranda, coordenadora da campanha da Robinson Almeida.
Foram servidas bebidas, além de salgados e doces. Após a sessão de foto com toda a diretoria e dos cumprimentos, o DJ Lazinho tomou conta da festa, tocando flashback, charm, house e soul, muito apreciados pelos convidados.
Os representantes da Campanha Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político apareceram no meio da festa e conquistaram a simpatia dos convidados. A campanha é para consultar a população e saber se ela é a favor da convocação de uma constituinte para fazer a reforma política e o SINTERP/BA está construindo conjuntamente. Foi lançada em 28 de novembro de 2013 e desde então já formou mais de 200 comitês na Bahia. No Brasil inteiro são 1.500. É um plebiscito popular que serve como instrumento de pressão social para que se faça um plebiscito legal. O período de votação é de 1 a 7 de setembro. Tem mais de 2000 urnas espalhadas por todo o estado. Segundo Julia Garcia, secretária operativa estadual do plebiscito pela Constituinte, a campanha acontece porque a maioria da população não se sente representada no Congresso e isso acontece porque o poder econômico controla o poder político. “Não deixe de votar! É só entrar no site www.plebiscitoconstituinte.org.br e ver qual é a urna mais próxima de você”, lembrou. Os Radialistas realizaram votação experimental durante a festa e, claro, o resultado foi SIM, pelo plebiscito. JÚLIO CESAR O GAGUINHO TAMBÉM FAZ PARTE DESTE SINTERP/BA