Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 2 de setembro de 2014

CRUZ DAS ALMAS-BAHIA: GOVERNO DO TRABALHO


SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA O HPV É INICIADA NESTA TERÇA-FEIRA


A partir desta terça-feira (02), meninas de 11 a 13 anos que já receberam a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humana (HPV) devem dirigir-se as Unidades de Saúde para receberem imunização.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4,3 milhões de meninas nessa faixa etária já receberam a primeira dose em março deste ano. A segunda é essencial para garantir a proteção contra o HPV. Em Cruz das Almas, 1.359 meninas receberam a primeira dose, ultrapassando a meta da campanha e totalizando assim 97,98% do público alvo.
Para garantir a imunização contra o HPV é fundamental que a segunda dose seja aplicada seis meses após a primeira, e a dose de reforço, cinco anos depois.
O objetivo da vacinação no Brasil é prevenir o câncer de colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade. A vacina estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV.
Depois de receber todas as doses, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil.
Meninas que ainda não tomaram a primeira dose também podem procurar os postos de saúde. Para receber a segunda, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose será aplicada cinco anos após a primeira.

CDCS REALIZAM INCLUSÃO DIGITAL PARA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), ofertam o serviço do Centro Digital de Cidadania (CDC) para o município.
Este é um programa de inclusão sociodigital estratégico, que visa garantir o acesso ás tecnologias da informação e da comunicação através de uma rede de computadores conectados à internet banda larga. Cada CDC é composto por: um servidor, 10 computadores com diversos softwares, internet banda larga e uma impressora.
Em Cruz das Almas, existem dois CDCs vinculados a SETAS. O primeiro está localizado na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, situado na rua 31 de março, Centro. O segundo CDC funciona no Grupo Escoteiro General Edgard da Cruz Cordeiro, localizado na rua Lauro Passos, nº 108, Baixinha da Vitória. O horário de funcionamento é de 08h às 12h e das 14h às 17h.
O principal público beneficiado pelo Programa de Inclusão Sociodigital é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do Programa têm renda familiar de até dois salários mínimos, o que confirma seu impacto social.
O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público frequenta escola pública.

SEGUNDA FASE DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO ESTÁ SENDO FINALIZADA


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, fez um levantamento de dados e diagnostico do município e na última semana foi feita uma reunião para definir o que falta para dar por encerrada a segunda fase do Plano.

A fase dois consistiu em escutar a população sobre os quatro componentes do Plano, que são: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e assim detectar as necessidades da população.

Após a finalização da fase dois, a equipe responsável vai para fase três, que tem como objetivo construir as metas e projetos do plano que visa do garantir a salubridade ambiental do município e proporcionar a população um serviço de qualidade.

O Plano Municipal destaca a importância do saneamento básico para a população, além de proporcionar o estreitamento básico entre saúde, bem-estar e saneamento.


II CONFACRUZ JÁ TEM DATA MARCADA



Com objetivo de resgatar a cultura de desfiles cívicos de bandas e fanfarras, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, anuncia o II CONFANCRUZ no dia 21 de setembro (domingo), ás 10 h da manhã, na Praça Senador Temístocles.

O evento é resultado de um projeto feito em parceria com a Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB) e a Fanfarra Municipal de Cruz DAS Almas (FAMCRUZ). E, no seu segundo ano, vai reunir fanfarras de cidades baianas como Salvador, Camaçari, Nazaré e Ibirataia, que são afiliadas a AFAB.

A CONFACRUZ visa desenvolver a cultura dos jovens e despertar a autoestima, além de estimular a convivência em grupo. As fanfarras e bandas participantes irão disputar entre si de acordo com seus grupos e serão premiadas as três melhores apresentações, além do melhor Regente, melhor Mor, e Baliza. Porém todos vão ganhar diplomas de participação.

Muita música e dança aguarda você no próximo dia 21. Não vai perder a chance de passar um domingo diferente e prestigiar a fanfarra da nossa cidade.