Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sábado, 8 de junho de 2013

SALVADOR-BA: O RETROVISOR E O RETROCESSO

                                

                        O PT, o retrovisor e o retrocesso
Não estou aqui como defensor do carlismo, mas para observar como incomoda aos petistas, ainda nos dias de hoje, a época do carlismo na Bahia, o qual fiz parte. E, como ainda lutam para tentar passar a falsa impressão de que, naquele período, não houve avanços na Bahia. Se ainda batem assim, sete anos depois de assumirem o poder, é porque o carlismo foi – e é – importante. Porque ninguém costuma “bater em cachorro morto”, como diz o ditado popular. Se batem, é porque a marca é indelével.
É engraçado como hoje vemos alguns segmentos petistas afirmarem que, naquela época, havia “ditadura”, que o sistema era “radical”, vivíamos o “período das trevas”, falam em “herança maldita” e outros adjetivos dessa natureza. E vemos a história se repetir da exata mesma maneira. Mudaram os artistas apenas, mas o enredo continua o mesmo.
Mas vamos aos fatos: se a herança era tão maldita assim, porque boa parte do carlismo ocupa parte importante do governo petista? Vejamos algumas das principais figuras da política baiana da atualidade. Não eram todos considerados “puro sangue” do carlismo? Quer dizer que servem para o petismo quando somam ao atual governo e não servem ao PT pelo seu passado? É um pouco incongruente. Isso pelo lado das personalidades, que me reservo ao direito de não declinar nomes para não ser injusto esquecendo o nome de alguns dos carlistas que hoje integram o poder. Alguns até defensores vorazes do petismo que sempre criticaram.
Vamos seguir também por outros caminhos: me lembro de ações como Luz Para Todos, Água Para Todos, Faz Universitário, Faz Atleta, Educação Para Todos, entre outros, programas que foram mantidos pelo atual governo e que, em alguns casos, só fizeram mudar de nome. A atração de novos empreendimentos para a diversificação, ampliação e fortalecimento do parque industrial baiano não eram marcas do governo carlista? Se a herança é tão maldita assim e o carlismos não fez nada de bom, porque esses programas continuam?
Não podemos esquecer que o Bolsa Família é resultado do Fundo Especial de Combate e Erradicação da Pobreza, criado pelo carlista-mor; ou o Orçamento Impositivo, que voltou à seara política pedida pela própria base governista no Congresso Nacional, outra contribuição do carlismo a política nacional! Podem até tentar, mas vão conseguir apagar a digital do criador desses projetos?
Ora senhores, nada e nenhum governo é perfeito por si só. Existiram acertos e existiram erros. Como vão haver acertos e erros após a era petista. O que não podemos é governar olhando o retrovisor, como se faz muito hoje, temendo-se o reconhecimento de que passos importantes foram dados e, muitos deles, é bem verdade, até aprimorados com o tempo. Não reconhecer isso é um erro histórico e que a sociedade não tolerará jamais! E amanhã, na avaliação da história, esses feitos, se esquecidos hoje, fatalmente serão lembrados e destacados amanhã pelos historiadores políticos sérios!

Heraldo Rocha
Ex-deputado estadual e presidente municipal do Partido Democratas de Salvador