Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sexta-feira, 14 de junho de 2013

RIO REAL-BA: ALUNOS ATRAZADOS SÃO RETIRADOS DA ESCOLA PELA POLÍCIA



O município de Rio Real, a 202 Km de Salvador, viveu nessa quinta-feira um dia atípico. A rua em frente à Câmara de Vereadores permanece fechada por estudantes e professores insatisfeitos com a postura de Idalécio dos Santos, diretor do Colégio Estadual Marquês de Abrantes.
Indignados, os manifestantes acusam o diretor de abuso de poder. Segundo eles, Idalécio, que assumiu o cargo esse ano não se cansa de repetir que ”na sua escola só estuda e trabalha quem ele quer.” Os 13 vereadores estão a favor da comunidade escolar que exigem a saída do diretor. Vários ofícios já foram entregues à Direc 3 (Diretoria Regional de Educação) que cuida do acompanhamento escolar do estado mas até agora nada foi resolvido, segundo o vereador Jam Carlos Alcântara Souza (PDT). “É uma vergonha que o estado mantenha um individuo como esse a frente de uma escola com cerca de 600 alunos. Que mensagem ele pode repassar aos jovens cidadãos?”, questiona.
Os alunos garantem que não voltam às aulas até a exoneração do diretor. “Os professores também se sentem ameaçados. O poder subiu completamente à cabeça do diretor. Uma secretária que não comungava com as atitudes dele foi demitida sem nenhuma justificativa”, disse um professor que não quis se identificar.
Muitos alunos mora na zona rural e por muitas vezes se atrasam em alguns minutos. O diretor não permite a entrada dos mesmos e os que conseguem passar pelo portão são retirados pela Polícia Militar a mando do diretor. “É uma arbitrariedade sem limites que precisa acabar”, diz o vereador Jam Alcântara e acrescenta que muitos alunos estão saindo da escola para não enfrentar os desmandos de Idalécio. “Vivemos um grande conflito hoje pois jovem sem escola pode significar um desajuste para família e para a sociedade”, alerta. Fonte Aloísio Araújo