Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CRUZ DAS ALMAS-BA: SMS ELABORA METAS DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENUE NO MUNICÍPIO




Na pela manhã quinta-feira (21), o secretário municipal de Saúde, André Eloy, se reuniu com a equipe da Vigilância Epidemiológica e a Comissão dos Agentes de Endemias para elaborar novas metas ao combate a dengue no município.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o novo mapa da dengue revela que 157 municípios brasileiros estão em situação de risco para a doença, outros 525 em alerta e 633 cidades com índice satisfatório. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa).
Nos últimos anos, Cruz das Almas se mantém em situação de alerta, visto que o Índice de Infestação Predial nos últimos quatro anos foi maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde, que é 1%.
No ano de 2013, foram notificados e confirmados casos de Dengue Clássica por laboratório. Já para Dengue hemorrágica, até o momento nenhum caso foi notificado.
O Município de Cruz das Almas não difere do cenário Nacional em relação aos dados epidemiológicos da referida patologia e busca estratégias para o enfrentamento desta realidade através da Vigilância Epidemiológica, que realiza em seu período não epidêmico ações de controle que são essenciais para que durante o curso de um surto ou epidemia, as atividades de controle alcancem uma rápida redução dos índices de infestação do mosquito a níveis aceitáveis.
Dentre as condições de rotina, destacam-se: Reconhecimento Geográfico (RG); Estratificação das Áreas de Atuação; Pontos Estratégicos; Levantamento Rápido Amostral do Aedes Aegypti (LIRAa); Resposta às denúncias; Combate ao Vetor.
Nesta sexta-feira (22), a SMS realiza a “Passeata de Mobilização Municipal de Combate a Dengue” O evento que tem como tema “Com todos unidos, esse mosquito será vencido!”, faz parte da campanha do Dia D de combate a Dengue. A passeata sairá às 15h, da Praça Multiuso em direção a Praça da Matriz e retornará a Praça Multiuso para o encerramento.



Prefeito participa de reunião do Consórcio Intermunicipal do Recôncavo
O Prefeito Dr. Jean participou, hoje (21) pela manhã, de uma reunião com prefeitos e representantes de municípios da região, que discutem a formulação do Consórcio Intermunicipal do Recôncavo.
O Consórcio tem como objetivo o desenvolvimento do Recôncavo da Bahia em todas as áreas. Nesta reunião, entretanto, foram apresentados pela CONDER e o CREA projetos inovadores na área de Saneamento Básico e Geoprocessamentos.
Dr. Jean que sempre foi entusiasta no estabelecimento de consórcios se mostrou bastante interessado na efetivação deste, que promete contribuir com avanços significativos para Cruz das Almas.
O Secretário de Planejamento, Edvaldo Carvalho, que também estava presente da reunião, informou que falta pouco para que o consórcio seja formalizado.
Na reunião ficou definido que uma cópia do estatuto será reencaminhada aos municípios junto ao termo de adesão que deve ser assinada pelos prefeitos para formalizar o Consórcio Intermunicipal do Recôncavo.