Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quinta-feira, 25 de julho de 2013

CRUZ DAS ALMAS-BA: PREFEITURA REALIZOU 3º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA






Na noite da última quarta-feira (24) aconteceu a abertura da III Conferência Municipal e VI Fórum Municipal de Cultura, com o tema: “Uma política de estado para a cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, na Biblioteca Municipal.

A solenidade teve início com um recital de poesia, que teve a participação dos poetas cruzalmenses, David Machado e Darlon Silva. O sertão, poesia anônima, escapismo e Cruz das Almas foram temas abordados nos poemas. David Machado explicitou sua felicidade em poder mostrar suas obras. “Componho meus poemas há 10 anos. E é especial esta abertura que estamos conseguindo para expor nosso trabalho para a população”, disse.

A mesa de abertura do evento foi composta por: o secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Ronaldo Anias, a representante territorial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT – BA), Shagaly Ferreira, o Conselheiro Nacional de Políticas Culturais, Val Macambira, e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, profº Hildebrando Sena.

Ronaldo Anias agradeceu ao público presente, pediu serenidade e lucidez a Deus para guiar seus passos e decisões à frente da pasta. “Esta conferência é o ponta pé inicial para abertura de diálogo com as pessoas que produzem cultura no município. Nós precisamos estar juntos para desenvolver politicas culturais na cidade”, afirmou.

O conselheiro nacional de Políticas Culturais, Val Macambira, se sentiu agraciado com a oportunidade de conhecer o município e que é preciso sim dá apoio à implementação de políticas culturais nos municípios. “Fico alegre. O Brasil está passando um momento de manifestações, de expressões da cultura do povo brasileiro. A arte está em cada um de nós”, declarou.

A cruzalmense e integrante da companhia de teatro “Desabafo Teatral”, Priscila Ferreira, expôs sua expectativa para as atividades da conferência. “Estamos aqui para contribuir com a cultura local. Pedir apoio ao poder público pra desempenhar nossas atividades. Quero me engajar e ajudar a solucionar os problemas referentes à cultura em Cruz das Almas”, ponderou.

O evento foi encerrado com a exibição de um vídeo institucional da SECULT, e logo após aconteceu a celebração cultural com a exibição do documentário: “Importando e exportando educação”.

As atividades da III Conferência Municipal de Cultura estão acontecendo nesta quinta-feira (25), na Biblioteca Municipal. Neste momento ocorre a exibição de vídeos institucionais. Durante todo o dia, eixos de trabalhos irão se dividir, discutir e promover propostas. O encerramento contará com apresentações da Euterpe, Samba de Enxada, Recital de poesia e Cordel.