Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sábado, 13 de julho de 2013

CRUZ DAS ALMAS-BA: 3º COMPIR ENCERRA ATIVIDADES COM XX DELEGADOS ELEITOS






 
Nesta sexta-feira (12), aconteceu o último dia da III Conferência Municipal de Promoção a Igualdade Racial em Cruz das Almas (COMPIR), no Centro de Administrativo. O dia foi marcado por intensas atividades.

A coordenadora executiva da Secretaria Estadual de Promoção a Igualdade Racial (SEPROMI), Trícia Calmon, ministrou a primeira palestra do dia com o tema: “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, ressaltando assuntos referentes à igualdade racial no país e sobre o bullying que afeta grande parcela da população negra em todo o Brasil, principalmente nas escolas. Logo após, foi lido e aprovado o regimento da Conferência.

Em seguida, foi aberto espaço para as discussões e fomentações de propostas dos grupos de trabalho (GT) que tiveram como temas: A capoeira como elemento pedagógico de inclusão; Educação contra o racismo institucional, desenvolvimento econômico da população negra, indígena e cigana; Saúde da população negra; Religiões afrodescendentes e Cidadania e direitos humanos da comunidade negra. Após estas discussões foram apresentadas as propostas de todos os GT’s.

Luíza Silva Santos, representante da sociedade civil, avaliou a III COMPIR. “A conferência foi muito boa. Esclareceu vários pontos que eu mesma não tinha conhecimento. Gostei muito”, disse.

A babalorixá, Maria Lameu da Silva Santos, falou que este espaço é enriquecedor. “Foi ótimo. Mostramos aqui que o candomblé é coisa do bem. Tenho 80 anos e desde a minha infância estou no candomblé”, informou.

O secretário municipal de Políticas Especiais, Roberto Câmara, falou da sua alegria com a realização da III COMPIR. “Venho nesta luta contra as desigualdades raciais há muito tempo. Deu tudo certo. As propostas apresentadas foram aprovadas sem contratempos. Sabemos que a luta é árdua, as dificuldades existem, mas conto com a ajuda do Prefeito e da SEPROMI, que na pessoa do seu secretário, Elias Sampaio, também está de portas abertas para nosso município. Estou muito feliz e vamos continuar trabalhando”, declarou.







Para finalizar a III COMPIR de Cruz das Almas, foram eleitos os Delegados que irão representar e levar as propostas do município na Conferência Estadual de Promoção a Igualdade Racial. Foram eles os escolhidos, em votação da plenária, pela Sociedade Civil:

Manolo Pablo Moraes dos Santos – Delegado

Jurema Jaciara Santos Almeida Carlos – Delegada

Mônica Moraes dos Santos – Delegada

Leonardo Peterle da Silva – Suplente