Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 23 de julho de 2013

CRUZ DAS ALMAS-BA: CADASTRAMENTOS PARA O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA



Cadastros para o Programa Minha Casa Minha Vida foi aberto ontem segunda
Na segunda-feira (22), foi iniciado o cadastramento para o Programa Minha Casa Minha Vida – Pumba, em Cruz das Almas, com organização da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Infraestrutura. As inscrições estão acontecendo no Cruz das Almas Clube e vai até o dia 9 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas ininterruptamente. Só deverão se inscrever famílias com renda mensal de R$ 0 a R$1.600,00.

Para se inscrever, o cidadão Cruzalmense deverá ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, NIS (Número de Identificação Social), contrato de aluguel (para quem paga o aluguel), certidão de casamento, certidão dos filhos e laudo médico (quando houver filhos deficientes).

O processo de cadastramento é o seguinte. São disponibilizadas 400 senhas diárias. A organização entregará a população 200 senhas durante a manhã e mais 200 pela tarde. Vale lembrar que estas senhas são entregues a partir das 7 horas. A expectativa da Prefeitura Municipal é que cerca de 6.000 famílias sejam cadastradas. A organização revelou que caso seja necessário, haverá a prorrogação deste prazo para o fim do cadastramento.

A cruzalmense, Vanessa Martiniano, fala da sua expectativa em conseguir a sua casa própria. “Estou aqui, como todos, porque preciso de uma casa. Moro de aluguel há tanto tempo. Trabalho dois dias da semana. Tenho um filho de 15 anos e ainda recebo o Bolsa Família. Espero e tenho fé que vou conseguir minha casa”, desabafou.

Após o período cadastral, as famílias passarão por um processo de avaliação. Para esta seleção serão adotados critérios do Governo Federal e do poder municipal. A família que mais critérios obtiverem mais chances terá de ser contemplada com o sonho da casa própria. Abaixo estão os critérios que serão adotados no processo seletivo:

Os critérios para cadastramento e seleção dos beneficiários (com base no decreto nº 334/2013 de 01 de julho de 2013 e aprovado pelo CONCIDADE) são:

Critério 1: Família numerosa com maior número de crianças e/ou idosos na composição familiar
 

Critério 2 : Família com o tempo de moradia mínima de 10 anos no município e que residam em casa alugada, cedida, invadida ou dividam a moradia com outras famílias, mesmo que com parentes;

Critério 3: Família com pessoas portadoras de doenças crônicas (HIV, renal, câncer, doença de Chagas, etc).

Conforme disposto na Lei 11.977, de 7 de julho de 2.009 os critérios nacionais são seguintes:

Critério 1: Famílias residentes em área de risco ou insalubres, ou que tenham sido desabrigadas;

Critério 2: Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar;

Critério 3: Famílias de que façam parte pessoas com deficiência.


Para maiores informações, telefone: (75) 3621-8484.