Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

domingo, 21 de abril de 2013

DIA 21 DE ABRIL TIRADENTES

                                                               Dia de Tiradentes

• Tiradentes tentou várias profissões: dentista, tropeiro, minerador e engenheiro. Entrou, então, para a Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.
Sua fama como dentista não era das melhores. Além de arrancar dentes estragados, ele também fabricava e colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi.

• Em sua sentença, Tiradentes foi tratado como "abominável réu".

• Após subir os 21 degraus da forca, disse ao carrasco Capitânea: "Seja rápido".

• Segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio. Mas não se sabe se era branco ou mulato. Ele nunca usou barba e cabelos longos. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Na prisão, onde passou os últimos 3 anos de vida, os detentos eram obrigados a fazer a barba. Tiradentes foi enforcado com a barba feita e o cabelo raspado no dia 21 de abril de 1792.

• Ninguém se preocupou em pintar um quadro de Tiradentes enquanto ele ainda estava vivo. Apenas em 1890, o pintor Décio Vilares distribuiu uma litografia com o suposto rosto do mártir. Com a corda no pescoço, barba e cabelos longos, Tiradentes era representado como Jesus Cristo.

• Após o enforcamento, o corpo foi esquartejado. As 4 partes foram postas em alforjes com salmoura, para serem exibidas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais; serviriam de exemplo a outros que ousassem se insurgir contra Portugal. Os locais escolhidos foram o Sítio das Cebolas, o Arraial da Igreja Nova (atual Barbacena), a Estalagem da Vargina e o Sítio das Bandeiras. A cabeça ficou exposta na Praça da Cadeia (atual Praça Tiradentes), no Rio de Janeiro, desaparecendo depois de alguns dias. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi demolida, e o chão, salgado, para que nada brotasse naquele solo.

• No dia 4 de julho de 1792, a bolsa com os instrumentos odontológicos que Tiradentes usava foi a leilão. O comprador foi Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela relíquia.

• Aos 40 anos, Tiradentes se apaixonou por Ana, uma menina de 15 anos, filha de m sargento. Mas ela já estava prometida a outro homem. Tiradentes nunca se casou, mas teve 2 filhos - João, com a mulata Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo, que vivia em Vila Rica.

• Tiradentes é o "patrono cívico da nação", É o único brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional.

O primeiro movimento de brasileiros para conquistar a Independência de Portugal nasceu na cidade de Vila Rica (hoje Outro Preto, Minas Gerais). Desde 1740, a Coroa portuguesa vinha cobrando um imposto de 100 arrobas (o equivalente a 1 tonelada e meia) de ouro por ano de Minas Gerais.
Mesmo quando a produção de ouro começou a diminuir, o imposto continuou igual. A diferença teria que sair do bolso dos cidadãos. Isso revoltou a elite de Minas Gerais. No início de 1789, o governador do Estado, visconde de Barbacena, anunciou a derrama, que permitia a cobrança das 100 arrobas ainda que a Colônia não atingisse esse patamar. Portugal precisava do ouro para pagar suas dívidas com a Inglaterra.

Foi esse o momento escolhido pelos líderes da Inconfidência Mineira para a eclosão de uma grande revolta. Inspirados pela Revolução Francesa, eles defendiam: a independência do Brasil e a instalação da República; o retorno das atividades manufatureiras, proibidas desde 1785; a fundação de uma universidade em Vila Rica, e a instituição de uma nova bandeira.

O plano fracassou porque um de seus integrantes, Joaquim Silvério dos Reis, coronel do Exército português, delatou os companheiros. Silvério ganhou uma recompensa, teve suas dívidas perdoadas, recebeu um título de fidalgo e uma casa luxuosa.

Tiradentes foi preso quando estava em viagem para o Rio de Janeiro. No dia 19 de abril de 1792, os oficiais de Justiça entraram na prisão com a sentença. Pela primeira vez desde a prisão dele os inconfidentes voltaram a se reunir. A sentença, que levou 18 horas para ser escrita, demorou 2 horas para ser lida. Após a leitura, houve muito choro. Os conspiradores jogaram a culpa em Tiradentes, que resolveu assumir a responsabilidade. No dia seguinte, todas as penas foram comutadas em degredo na África, menos uma. A Coroa fazia questão de enforcar ao menos 1 dos conspiradores para que servisse de exemplo. Dos 11 condenados à forca, Tiradentes foi o único cuja sentença se confirmou. Os outros (fazendeiros, mineiros e sacerdotes) acabaram expulsos do país e tiveram seus bens confiscados. Em meio à alegria dos outros, Tiradentes teria dito ao seu confessor, o frei Raimundo de Penaforte: "Dez vidas eu daria se tivesse, para salvar as deles".

Liberdade ainda que tardia:

A bandeira usada pelo movimento da Inconfidência Mineira é a mesma usada hoje pelo Estado de Minas Gerais. Só que o triângulo, em vez de ser vermelho, era verde. O lema Libertas quae sera tamen significa Liberdade ainda que tardia.

A senha dos inconfidentes era "hoje é dia de batizado".