Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

domingo, 13 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DO POETA 164 ANOS E 40 DO PARQUE HISTÓRICO

E para iniciar o ano, podemos destacar o happening poético de Arnaldo Antunes e Walter Silveira, (04 de fevereiro); a comemoração dos 40 anos do Museu Parque Histórico Castro Alves (14 de março); a exposição Itinerância 29ª Bienal de São Paulo (18 de março); a exposição de Frans Krajcberg (22 de março).

“Não só por motivação, mas por uma questão de responsabilidade, propomos escolhas que garantem a continuidade de projetos importantes e bem sucedidos, como o Programa Ocupas, que trouxe para a Bahia o prêmio de melhor exposição do Brasil em 2010, dado pela revista Bravo!, considera Daniel Rangel, diretor de Museus do IPAC.

A Performance Poética de Arnaldo Antunes e Walter Silveira será um desdobramento da exposição Luzescrita, que atualmente reúne na Galeria Solar Ferrão o resultado de um trabalho coletivo do ex-titã, do fotógrafo Fernando Laszlo e de Walter Silveira, um dos pioneiros da videoarte no Brasil. O trabalho presente na exposição, que agora será distendido por Arnaldo e Walter, apresenta poemas inéditos, transformados em fotografias, objetos e instalações.

Por sua vez, o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu) terá uma comemoração especial em 2011 para celebrar os 164 anos do poeta e comemorar os 40 anos de criação do Museu que, pela ocasião, ganhará nova leitura expográfica, com suporte de audiovisuais e enfoque na obra literária do trovador baiano.
No Museu de Arte Moderna da Bahia, agora sob a direção de Stella Carrozzo, o destaque vai para a exposição Itinerância Bienal de São Paulo, que trará um recorte da 29ª Bienal de São Paulo com obras de artistas renomados, a exemplo de Hélio Oiticica, Douglas Gordon, Miguel Rio Branco, Jean-Luc Godard, Anri Sala, entre outros. “Quando assumi a assessoria de direção em 2008, na gestão implementada por Solange Farkas, trouxe a experiência adquirida em 15 anos de gestão cultural no Brasil, no exterior e no próprio museu. Participei de forma ativa em muitos projetos, que serão mantidos. Por isso, temos pronta uma vasta programação, pois a meta para o MAM-BA é continuar crescendo e possibilitar a mesma experiência de expansão ao público que o vivencia, afirma a atual diretora.

A mostra de Frans Krajcberg marcará a doação de suas obras ao Governo do Estado e coincidirá, ainda, com a comemoração de seus 90 anos, seguindo o mesmo padrão conceitual do programa Quarta Dimensão ao confrontar a tridimensionalidade contemporânea e a tridimensionalidade de Rodin. O evento inclui também a entrega do projeto que dará aos baianos mais um espaço de grande relevância artística: o Museu Ecológico Frans Krajcberg, com estudo prévio para sua implementação em Salvador.


Pelo menos 20 exposições estarão abertas à visitação no início do 1º semestre, integrando a programação de 2011, já organizada pela Secretaria de Cultura. A intenção é continuar apostando nos museus como espaços de produção de conhecimento contínuo e participativo, garantindo a qualidade artística nas mostras da cidade – fato que projetou a capital baiana nos principais roteiros das artes visuais do Brasil e do exterior.

Fonte: Secretaria de Cultura