Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

FEIRA DE SANTANA-BA: CADEIA SUPERLOTAÇÃO

    Às vésperas da Micareta cadeia do Complexo Policial permanece com superlotação

O coordenador da Polícia Civil de Feira de Santana, Fábio Daniel Lordello está às voltas com o corriqueiro problema de superlotação na carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira. Às vésperas da maior festa popular do município, que é a Micareta, o complexo já está hiperlotado com 157 presos. O dilema é saber para onde deverão ser enviados os presos, pois os presídios e cadeias próximos estão passando pelo mesmo problema.

Segundo os policiais que trabalham no complexo, a situação é de risco, pois existem presos perigosos como assaltantes e homicidas. " Deus nos guarde, mas não quero estar aqui na hora de uma rebelião " disse um agente que trabalha no plantão.

O delegado Fábio Lordello já comunicou a situação ao poder judiciário, explicando principalmente sobre o risco de uma rebelião. Em outras ocasiões, a coordenadoria requisitava o reforço da Polícia Militar, que designava uma viatura para ficar de prontidão na área externa do complexo, para evitar qualquer tipo de problema, mas ultimamente essa medida tem sido ignorada.
Com a quantidade de presos que abriga constantemente, o Complexo Policial de Feira de Santana, pode ser considerado um mini presídio, mas tal fato não tem sido levado em conta por algumas autoridades que não se dão conta, ou não querem do verdadeiro barril de pólvora que se transformoo local. Várias transferências de presos já foram feitas, mas com o trabalho das polícias civil e militar, a carceragem fica cheia em pouco tempo. Já está na hora de se pensar num patrulhamento ostensivo da PM no Complexo Policial, como ocorre com o presídio do município. O  delegado Madson Sampaio, titular da 2ª Delegacia foi incisivo ao informar que a situação pode piorar, pois a polícia continuará fazendo o seu papel de prender quem estiver à margem da lei.

Já foram prometidas para Feira de Santana, a reforma e ampliação do presídio, cujas obras caminham a passo de tartaruga e a construção de um novo complexo policial no bairro do Sobradinho, mas esta promessa ainda está no papel, pois a licitação para a contratação da empresa construtora sequer foi marcada.