Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quinta-feira, 27 de junho de 2019

CRUZ DAS ALMAS- BAHIA: A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO

A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO TEXTO DE;
Alino Matta Santana.

O costume dos cristãos de acenderem fogueiras em comemoração ao aniversário de nascimento de São João remonta aos princípios do cristianismo. O Evangelho de São Lucas no capítulo primeiro e versículos 39 a 56, nos relata a visitação de Santa Maria a Izabel. Maria mesmo estando grávida e carregando no seu ventre o Salvador Jesus, movida pela caridade, resolveu “subir apressadamente a montanha” para ajudar sua prima Izabel que estava já com seis meses de gravidez, trazendo no seu ventre João Batista.
Depois de passar cerca de três meses ajudando a prima Izabel, que tinha idade avançada, nos afazeres domésticos, Maria resolveu retornar para sua casa na planície, e na saída pediu à prima que quando seu filho nascesse fizesse uma fogueira para que ela pudesse ver, na planície onde morava, que o menino havia nascido. E assim foi feito. Quando João nasceu Izabel fez uma grande fogueira indicando assim o auspicioso ocorrido do nascimento do menino.
Em razão disso, como nos ensina a tradição, os cristãos passaram a acender fogueiras em homenagem ao nascimento de João primo de Jesus.
Desta forma a fogueira representa a comemoração, ou seja, a lembrança do nascimento e não da morte de João, já que ele não morreu na fogueira, mas pereceu decapitado. Assim é muito indigno pessoas inescrupulosas dizerem que a fogueira festeja a morte de João; nunca se viu em lugar qualquer do mundo alguém comemorar a morte de uma pessoa. Só cabeças doentias tidas por fanáticas podem pensar isso.
João é essa figura bíblica extraordinária, primo de Jesus, filho da prima da Virgem Maria que é Izabel. E a Bíblia Sagrada está eivada de episódios onde João é figura de destaque. Senão vejamos algumas citações, que chamam a atenção sobre o papel de João no plano da salvação:
1. Anunciação do Precursor João Batista. Lc 1,5-25
2. Nascimento de João Batista. Lc 1, 57-80
3. Testemunho de João Batista. Jo 1,19-34
4. Pregação de João Batista. Mc 1, 1-15
                                                Lc 3, 1-20
                                                Mt 3,1-17
Viva São João. Vamos festejar seu aniversário de nascimento. Ele é merecedor.