Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 18 de novembro de 2014

CRUZ DAS ALMAS-BA: PROGRAMA DESPERTAR REALIZA AÇÃO PARA PROFESSORES DOS COLÉGIOS DA ZONA RURAL


Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação através do Programa Despertar realizou uma ação no Colégio 15 de janeiro, na localidade da Touquinha.
O instrutor da COOPERMULTA, Adnaílton Neves, explicou por meio de aulas teóricas e práticas a professores de seis colégios do campo como utilizar de forma adequada alguns recursos em suas hortas.
A coordenadora do Programa Despertar, Evani Brandão, falou mais sobre a finalidade da ação. “O objetivo desta iniciativa é orientar os professores destas seis escolas do campo (Clodoaldo Gomes da Costa, Venancio José de Santana, João Fiúza, Alice Araújo, Otilia Conrado e 15 de Janeiro) a utilização de algumas dicas para empregar nas hortas, como, por exemplo, a adequação do adubo orgânico. Os professores vão propagar estas orientações para seus alunos. Pretendemos estender esta ação para 29 colégios da zona urbana também”, afirmou.
Evani também reiterou a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, que irá doar mudas para as hortas destes colégios.




CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL CHEGA ATÉ A LOCALIDADE DA PUMBA 



A campanha Novembro Azul segue com conscientização voltada aos homens do município. Além de levar informações sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção, as ações ainda beneficia a comunidade com atendimentos.
Na última sexta feira (15), houve uma ação na Pumba, realizada pela equipe de saúde da unidade local. Na ocasião a enfermeira Thaise falou aos homens presentes sobre o câncer de próstata para que conheçam detalhes sobre a doença, quais os sintomas, a incidência, quando é detectada, exames, tratamento, entre outros aspectos.
Todo homem deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos de idade. Na rede pública, o primeiro atendimento deve ser feito através da Unidade Básica de Saúde. É marcada uma consulta com o clínico geral que faz a orientação, pede exames e realiza os encaminhamentos necessários. Geralmente, o primeiro exame solicitado é de sangue, o chamado PSA. Caso este apresente alguma alteração, o médico avalia a necessidade do exame de toque retal e posteriormente de ultrassom da próstata. O encaminhamento para o urologista é também feito através da Unidade Básica.
Foram realizadas através de toda equipe palestra sobre sexualidade, atividade física, alimentação saudável. A equipe distribuiu kits com preservativos e realizou também a marcação de consultas.
A ação foi realizada pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF – Pumba), Agentes Comunitários de Saúde e a Equipe do Nasf.




CAMPANHA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO VAI ATÉ COLÉGIO VIGILDÁSIO SENA



A Campanha de Educação no Trânsito começou nesta terça-feira (18) e o colégio que recebeu a visita hoje foi o Vigildásio Sena. Na primeira ação da campanha estiveram presentes o Superintendente Adilson Silva, representantes da Superintendência e agentes de trânsito.
Visando mostrar aos alunos sobre a importância da educação no trânsito, a Campanha vai passar por algumas escolas do município informando sobre a relevância do uso do cinto, do respeito aos sinais de trânsito e, principalmente, sobre o uso indevido do celular.
“Esse é um aprendizado de extrema importância para esses jovens, pois eles são os futuros condutores da nossa cidade. Com essa Campanha nós buscamos formar e educar esses futuros condutores” ressaltou o Superintendente Adilson Silva.
Os agentes de trânsito fizeram um trabalho expositivo, falando sobre o que é o trânsito e educação, qual a função dos agentes no trânsito e como podemos ajudar a manter o trânsito seguro. Além de alertar sobre o perigo de utilizar o celular enquanto dirige.
“Em tudo na nossa vida precisamos ter educação. Nas escolas, em casa, no trabalho... e no trânsito não seria diferente, nós precisamos nos educar”, afirmou o agente de trânsito Hebert Cruz.
As crianças mostraram –se muito interessadas na Campanha e interagiram com os agentes. Todos estavam dispostos a responder questões e perguntar, estavam dispostos a aprender como se comportar no trânsito.

SEGUNDA RODADA DO CAMPEONATO INTERBAIRROS ACONTECE NESTA NOITE

Na noite desta terça-feira (18), acontece a segunda rodada do campeonato Interbairros de futsal, no Ginásio de Esportes, a partir das 19 horas.
O primeiro confronto será entre as equipes de Tiradentes e Suzana. Os times medirão forças, e as torcidas prometem já estar no local fazendo aquela festa. Em seguida, entram na quadra os times da Primavera e Ângelo José Vieira (AJV), ás 20 horas. 
É daqui a pouquinho, às 19 horas, você não vai perder esses dois jogões, não é?!