Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CRUZ DAS ALMA-BA: USF- DA LOCALIDADE DO TUÁ COMPLETA DOIS MESES DE ATENDIMENTO A COMUNIDADE





A Unidade de Saúde do Tuá (USF-Tuá) completará dois meses de atendimento no próximo dia (11). Anteriormente, havia na localidade uma unidade satélite. A USF-Tuá atende cerca de 500 famílias de toda a região (Túa, Combê, Cadete, Três Bocas, Corta Jaca e Tintureiro).
A Unidade conta com o medico e o enfermeiro e diariamente oferece os serviços de marcação de consultas e exames, distribuição de medicamentos básicos, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, curativo, marcação de consulta para outras especialidades e outros procedimentos ofertados no ambulatório municipal.
A Unidade de Saúde do Tuá já realizou 460 atendimentos médicos (consulta, visita domiciliar, pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança). O serviço de enfermagem foi realizado 155 atendimentos (curativo retirada de pontos, aferição de PA, glicemia capilar, pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, planejamento familiar, visita domiciliar).
O médico cubano, Willian Beraldo Carballo afirma que tem sido bom o período de adaptação. “A recepção foi muito boa, eles estavam precisando, cada dia mais vou conhecendo as comunidades e a vontade de ser solidário e prestar bons serviços aumenta”, disse
Após a reforma, a Unidade de Saúde do Tuá passou a contar com um consultório para atendimento do médico da família, uma sala de enfermagem, uma sala de acolhimento, uma sala de espera, pequena farmácia, sala de curativos, sala de vacina e laboratório.
O secretário de Saúde André Eloy se mostrou satisfeito com os serviços ofertados pela USF-Tuá. “Esta comunidade rural ficou muito tempo desassistida e agora eles têm uma equipe de estratégia de saúde da família próxima, para cuidar da saúde de todos que moram aqui de forma resolutiva, qualificada e humanizada”, declarou.