Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

segunda-feira, 29 de junho de 2020

FESTA DE SÃO PEDRO - CONHEÇA SUA HISTÓRIA


Para os que não sabem, São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica e um dos mais antigos santos da religião, protetor das viúvas e dos pescadores. Aqui no nordeste, a homenagem a este santo encerra os festejos juninos, todo dia 28/29 de junho.
História
Simão, verdadeiro nome de São Pedro, nasceu na Galileia e vivia da pesca até ser convocado por João Evangelista – o famoso São João – para fazer parte dos apóstolos de Jesus Cristo. Simão acabou tornando-se um dos seguidores prediletos e mais próximos de Jesus. Devido a este fato, Cristo deu o nome de Pedro (que significa pedra, rocha) à Simão.
A história contada é de que Pedro viveu muitos anos mesmo depois de Jesus ter morrido e dedicou a sua vida a pregação das palavras de seu mestre pelo Império Romano. Por este motivo, o santo é considerado o fundador da Igreja Católica Romana.
Tradição
Os festejos em homenagem a este santo popular conta com procissões marítimas, organizadas pelas viúvas e pescadores, em diversas cidades do Brasil. Fogos e pau-de-sebo são as principais atrações nas festas.
As tradições e crendices populares apontam São Pedro com o guardião do ‘Céu’, aquele que tem a chave para entrar no paraíso. Reza a tradição de que se alguém quiser vender um imóvel, é só rezar à São Pedro e levar à uma igreja uma chave de cera com 3 fitinhas amarradas (rosa,azul, e branca).
Apesar das comemorações serem intensas, a noite de 29 de junho não é tão empolgante quanto a animação da festa de São João. Fonte Google