Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

domingo, 30 de dezembro de 2018

Mãe Stella morre aos 93 anos em Santo Antônio de Jesus

Mãe Stella de Oxóssi, de 93 anos, morreu na quinta-feira passada. A informação foi confirmada pela filha de Mãe Stella. A ialorixá foi internada no Hospital Incar, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano no dia 14 de dezembro, diagnosticada com uma infecção.
Graduada em Farmácia pela Escola Bahiana de Medicina, em 2009 ela recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Mãe Stella de Oxóssi foi a primeira ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB) e ocupava a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves.
No Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Stella montou o primeiro museu aberto em uma casa de candomblé, em que o público pode conhecer as roupas e os objetos usados pelas mães de santo da casa e pelos orixás.
A líder religiosa tem nove livros publicados, entre eles “Meu tempo é agora”, “Òsósi – O Caçador de Alegrias”, “Epé Laiyé- terra viva” e “Ófun”.
A ialorixá vivia com a companheira, Graziela Dhomini, na cidade de Nazaré, também no Recôncavo. Em dezembro de 2017, integrantes da Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá acusaram Domini, companheira de Mãe Stella, de dilapiar o patrimônio do terreiro e retirar a ialorixá e levá-lá a Nazaré (lembre aqui).

Fonte: Bahia Notícias