Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

segunda-feira, 4 de junho de 2018

JEQUIÉ-BA: NOTA DE REPÚDIO AOS PROCESSOS SOFRIDOS POR RADIALISTAS DE JEQUIÉ

 
O Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade da Bahia (SINTERP/BA) vem a público repudiar a atitude antidemocrática do prefeito de Jequié, Sérgio Suzart, que devido às cobranças e criticas sofridas por parte de profissionais da imprensa local, resolveu se vingar daqueles que um dia o serviram, processando três Radialistas e um Jornalista, por abordarem em seus horários da programação assuntos relativos a sua má administração.
Temos plena consciência que a imprensa não tem o direito de fabricar fatos ou notas para servir como conteúdo a seu favor, preservando inclusive a integridade moral e intelectual dos profissionais, no entanto, se a administração do prefeito não é satisfatória, é natural que a população que o elegeu faça reclamações e cobranças. Este é o papel dos comunicadores em geral: servir como porta vozes da população do município. De igual modo, a Câmara dos vereadores deve fiscalizar a gestão, que é sustentada com recursos públicos. E como bons guardiões da sociedade, cumprimos nosso papel de utilidade pública através da comunicação.
A incompetência de uma gestão, com suas obras inacabadas, dá ao povo o direito de reivindicar melhorias da maneira como podem, com protestos, matérias de jornal, sites, blogs e programas de rádio ou TVs, pressionando as autoridades a trabalharem corretamente.  Já se configura como um processo natural o enfrentamento dos Radialistas aos poderosos dizendo o que pensam, principalmente quando são apoiados pela comunidade.
O que não cabe mais é em pleno século XXI, diante de tantas conquistas e avanços para a modernização democrática, resgatar o coronelismo e a lei  da mordaça, com o prefeito tentando amedrontar e calar a imprensa! A censura que havia na ditadura militar,  quando prefeitos biônicos ditavam as regras nas cidades, respaldados por generais, já não existe há muito tempo. Hoje os habitantes de todos os lugares, inclusive os distantes das capitais, têm o direito e o dever de fiscalizar seus governantes. A lei da mordaça não vingou neste país e a imprensa pode criticar os administradores das finanças de nossas cidades, pois a população paga impostos e é quem lhes sustenta. Portanto, eles devem ao povo uma boa gestão. E se não o fizerem precisam ser criticados para melhorarem seu desempenho. Isso é democracia e sem ela voltamos aos anos 64 a 85 quando isso era apenas um sonho. Os nossos profissionais  Márcio  Lima, Marcos Cangussu, Ari Moura e Val Rodrigues  só estão cumprindo seu papel e contam com o apoio da comunidade jequieense para enfrentar essa censura que estão sofrendo. Processo por criticar prefeito? Ora, francamente, se as grandes empresas de comunicação não criticam o mau trabalho de prefeituras, cabe aos comunicadores livres fazê-lo  democraticamente!
 SINDICATO DOS TRABALHADORES EM RÁDIO , TV E PUBLICIDADE DA BAHIA (SINTERP/BA)