Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NA SERRA DE SÃO JOSÉ



MURITIBA OU CABACEIRA DO PARAGUAÇU?










                                                     



















Na manhã de ontem por volta às 6 horas  da manhã, nossa reportagem esteve na Serra de São José do Itaporan, ate hoje a uma discussão de quem é a Serra, Muritiba diz que é da cidade, Cabaceira do Paraguaçu diz, outras pessoas dizem que é dividida no meio, metade de cada. Discussões a parte, lá no alto um lugar de muitas Orações e reflexões, na subida da Serra e na descida, tem que ter bastante prepara físico, coragem e determinação, ontem pela manhã teve uma Missa lá em cima, porque existe uma Igreja que foi feita com muita determinação. Todos os anos no dia de Nossa Senhora da Conceição milhares de pessoas vão ate o local, ate embaixo várias pessoas que não aguenta subir fica aguardando as pessoas descer, barraqueiros vão para o local, muitos veículos e motos ficam estacionados na parte de baixo, agora o bom mesmo é subir a Serra, ver a grande paisagem, participar da Missa, acender as velas, rever amigos de várias cidades. 

Através deste título litúrgico, celebrado no dia 8 de dezembro, os católicos professam a prerrogativa concedida unicamente a Nossa Senhora: Maria foi concebida sem a mancha do pecado original, e nasceu, portanto, sem o pecado original...

Em 1830 Nossa Senhora apareceu à santa Catarina Labouré mandando cunhar uma medalha com a efígie da Imaculada e as palavras: "Maria concebida sem pecado, rogai por nós". Esta medalha, difundida aos milhões em todo o mundo, suscitou grande devoção à Maria Imaculada, induzindo muitos bispos a solicitar ao papa a definição do dogma. Assim, no dia 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio Nono proclamou Maria isenta do pecado original, desde o primeiro instante de sua existência.

A primeira imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao Brasil em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. José de Anchieta foi o apóstolo da doutrina da Imaculada Conceição no Brasil, que desde o início de sua colonização dedicou a este mistério inúmeras igrejas, inclusive 35 catedrais. Ela foi a protetora de nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por Dom Pedro Primeiro. No século 20, com o advento da República, o título cedeu lugar a Nossa Senhora Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

Oração à Nossa Senhora da Conceição:

Ó incomparável Virgem da Conceição,
Mãe de Deus, Rainha dos Céus,
Maria, volvei para mim, imploro-vos,
o olhar benigno de vossa misericórdia.

Livrai-me de minhas gravíssimas culpas;
e com o favor de vossa poderosíssima intercessão,
fazei que eu consiga da Divina Majestade
a salvação de minha alma, a perfeita saúde do corpo
e aquela graça da qual tanto necessito
e que vos recomendo
a fim de que, servindo e louvando-vos nesta vida,
venha depois, um dia,
a amar-vos e agradecer-vos
para toda a eternidade.

Assim seja