Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

CRUZ DAS ALMAS-BA: SECRETÁRIO DE SAÚDE FAZ BALANÇO





André Eloy faz balanço do primeiro ano à frente da Secretaria Municipal de Saúde

1-Quais as grandes dificuldades encontradas ao assumir a pasta Secretário?

A falta de transmissão de governo e os problemas encontrados na atenção básica. Não tínhamos memória física, nem tão pouco tivemos acesso ao processo de trabalho da secretaria. Isso dificultou muito, mas ainda no primeiro dia de governo abrimos a UPA e o SAMU, que tinham sido fechadas pela antiga gestão. As unidades de saúde da família estavam todas fechadas, com diversos problemas estruturais e de equipamentos, porém em 15 dias de governo foram reabertas oito unidades de saúde da família. Em seguida criamos a UBS Coplan/Itapicuru, abrimos o Unicentro e as demais unidades foram reabertas, após reforma. Além disso, inauguramos uma unidade de saúde da família na comunidade do Tuá. Hoje a atenção básica do município de Cruz das Almas conta com 15 unidades.  De acordo com o Ministério da Saúde, em 2012, Cruz das Almas tinha a pior cobertura da estratégia da saúde da família do Recôncavo com 64,27%. Isso está mudando, hoje já temos uma cobertura de 69,61% e vamos chegar ao final de 2014 com 78,27%.

2 – Como o Secretário faz avaliação das Campanhas de Vacinação?

Muito satisfatório, crescemos os números, as campanhas de vacinações para influenza, pólio e antirrábica atingiram metas bem maiores que em 2012. Como maior exemplo posso citar que o número de pessoas imunizadas subiu de 844 em 2012, para 1.408 em 2013, e para 2014 a meta é aumentar mais ainda esses números. A saúde preventiva é importante e estamos investindo muito para erradicar definitivamente doenças que podem ser prevenidas. 

3 – O Ambulatório e o IPER são Unidades importantes da Saúde qual a avaliação de ambos neste primeiro ano?

O Ambulatório e o IPER estavam fechados, destruídos e interditados pelo Órgão de Vigilância Sanitária do Estado, fizemos uma reforma no ambulatório e modernizamos para dar um maior conforto a nossa população, mas o principal foi a qualidade nos serviços ofertados, aumentamos o número de médicos em todas as especialidades em 2013, colocamos dentre outros especialistas um mastologista e um neurocirurgião, especialidades que nunca existiram em Cruz das Almas, foram mais de 25.000 atendimentos no Ambulatório Municipal. Após uma grande reforma encontramos as condições necessárias para reabertura do IPER, que agora funciona no seguimento de cirurgias eletivas. É bom lembrar que em 2012 só foram realizadas 145 cirurgias o ano todo, reabrimos o IPER e em 8 meses realizamos mais de 750 procedimentos cirúrgicos, realizamos cirurgias que os pacientes estavam na fila há oitos anos.

4 – E a UTI?

A UTI foi equivocadamente devolvida ao estado em dezembro 2012, foi assinado o termo de devolução afirmando que Cruz das Almas não precisava desses leitos. Por sinal, a CIB, Comissão de Intergestores Bipartite, fez a resolução 393/2012, retirando quase um milhão de reais de nossa cidade. Um absurdo. Fizemos uma ação conjunta eu, o nosso vice-prefeito, Ednaldo, o Prefeito Dr. Jean, o deputado Lúcio Viera Lima, o presidente do Cosems Dr. Raul Molina, fomos até o ministro Alexandre Padilha, mostramos a necessidade e conseguimos a reabertura da UTI, que hoje dá suporte a Cruz das Almas e região.

5 – Então o balanço é positivo?

Sim. Positivo, mas com a ideia e certeza que temos, podemos e vamos avançar ainda mais. Foram muitas coisas construídas neste ano, implantamos o atendimento itinerante nas comunidades, melhoramos as condições de trabalho da Vigilância Epidemiológica, implantamos a Saúde do Trabalhador, melhoramos as condições do SAMU, a UPA hoje se encontra estruturada, com dois médicos diariamente e já prestou 55.000 atendimentos neste ano, implantamos também os testes rápidos (DST/AIDS) nas Unidades de Saúde. O resultado de tudo isso é que recentemente foi realizado uma pesquisa e o índice de rejeição em relação ao serviço de saúde diminuiu bastante, é gratificante e nos estimula a continuar melhorando mais e mais.

6 – Quais as metas para 2014?

Continuar desenvolvendo o trabalho de maneira humana e objetiva. A perspectiva é que devemos investir quase 3 milhões de reais em obras na área da saúde. Os recursos serão utilizados para reforma da unidade de saúde do Araçá, ampliação da unidade de saúde da Pumba, construção de uma unidade básica na localidade da Piaba, ampliação do IPER e Ambulatório, retomaremos o Projeto de Implantação do Polo da Academia da Saúde, além disso, visando a assistência psiquiátrica infantil e da adolescência de Cruz das Almas iremos implantar o CAPS I Restituição, com o objetivo de prestar uma assistência em Saúde Mental ampla e integrada a infância e adolescência com transtornos finais. Até o final do mandato teremos um centro de hemodiálise em nossa cidade e cobertura de 100% da atenção básica.

7 – Quais as suas considerações finais?

Agradecer primeiramente a Deus pelo dom e sentido da vida, a minha família pelo apoio incondicional em todos os momentos, ao prefeito Dr. Jean e seu Vice Ednaldo, minha equipe de trabalho que é bastante competente, e foi montada, especialmente, para dar este retorno a população. Esta é minha primeira experiência como gestor, é uma nova jornada, mas estamos empenhados em trabalhar com o intuito de proporcionar uma melhoria na saúde e bem-estar da população cruzalmense. Por fim gostaria de agradecer a todo povo de minha terra, desejar um feliz natal, um bom ano novo e que estaremos juntos para renovar as esperanças em 2014.