Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CRUZ DAS ALMAS-BA: SECRETARIA DE SAÚDSE DESTACA IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DOS TESTES RÁPIDOS DE HIV



 Dados da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que de janeiro até o último dia (10), foram notificados 157 casos de mulheres grávidas com o vírus HIV na Bahia. No ano passado o órgão notificou 265 em todo o estado, sendo 117 na capital. Do total das notificações, 80% com mulheres com idades entre 20 a 39 anos. Segundo especialistas, um dos fatores que tem maior contribuição para o crescimento desse número é a falta de acompanhamento pré-natal. O teste anti-hiv, que deve ser solicitado pelo médico no início da gestação, com o consentimento da gestante, muitas vezes não é realizado. Em Cruz das Almas as Unidades de Saúde da Família (USF’S) disponibilizam diariamente os Testes Rápidos de HIV. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é oferecer aos pacientes das unidades o diagnóstico precoce e, promover a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O resultado sai em 15 minutos. Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente é encaminhado para exames complementares em laboratórios. Os locais distribuem também preservativo, gel lubrificante e informativo sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Inauguração do Centro de Apoio Pedagógico é nesta terça-feira (15)
   
A Prefeitura de Cruz das Almas, através de sua Secretaria de Educação inaugura nesta terça-feira (15) o Centro Municipal de Apoio Pedagógico.
Haverá uma programação especial em comemoração ao Dia do Professor, com músicas, dramatizações, uma palestra motivacional e sorteio de brindes para os professores.