Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sexta-feira, 6 de abril de 2012

MARAGOJIPE-BA: OPINIÃO DO ADVOGADO

ACREDITAR OU NÃO NA JUSTIÇA ? EIS A QUESTÃO POR ANDRÉ BONFIM DE MARAGOJIPE -BA


André Bonfim Advogado

Recordo-me  do tempo de faculdade, onde “acreditava” que poderíamos mudar  o sistema, acabar a corrupção e que a justiça sempre seria feita. O tempo foi passando, me formei, e infelizmente o sentimento que eu tinha de quando era estudante, cada vez mais foi diminuindo, entretanto, há sempre uma esperança... pois se não existir esperança dentro de nós, estamos mortos. Não precisamos mais viver!
Lembro-me de ter ouvido uma oficial de justiça, responder a um advogado ironicamente, pois o mesmo apenas a indagava o motivo de tanta demora dela proceder a uma citação, a seguinte frase: o Senhor Vê aquele quadro ali na parede (o quadro era o símbolo da justiça, uma mulher vendada)? Ele respondeu que sim. De imediato ela disse: o Senhor Já viu cego correr?”“.  São por esses e outros motivos que a descrença do judiciário é cada vez maior.
Vimos a Sra. Eliana Calmon chamar os magistrados como “os bandidos de toga”. Que pais é esse? Onde as pessoas que tem o dever de fazer a justiça, são as que mais cometem injustiças.
Em Maragogipe, em especial, estamos chocados com o sentimento de impunidade que vêm assolando os Maragogipanos. Assaltos, homicídios, e infelizmente, como diz o ditado popular: “tudo termina em pizza”. Pouquíssimos são os casos que chegam até o fim.
Este sentimento de impunidade que se propaga na sociedade, é que faz com que muitas vezes as pessoas procurem fazer a justiça com as próprias mãos, ao invés de procurar uma delegacia, de ingressar com um processo, etc.
Tomemos o exemplo do nosso gestor público. É de sabença popular que o mesmo já foi denunciado pelo ministério público inúmeras vezes, que o mesmo possui processos no tribunal de justiça e etc. Será que até o final do seu mandato a justiça não irá julga-lo? Não vou ser hipócrita em dizer que não gostaria de vê-lo afastado, entretanto, ficaria muito mais satisfeito se ele pelo menos fosse julgado, independentemente do resultado.
Diante de tanto adiamento de julgamento, será mesmo que podemos acreditar que o judiciário baiano não sofre intervenções políticas? Alguém discorda disso?
É vergonhoso, nós cada vez mais servimos de chacota para quem tem o poder nas mãos, pois como somos a parte hipossuficiente da historia, não temos muito a fazer, a não ser escolher as pessoas certas e esperar que a justiça um dia seja feita.
André Bonfim 
Advogado