Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

domingo, 22 de abril de 2012

21 DE ABRIL MUITAS PESSOAS NÃO LEMBRA

Tancredo Neves
Tancredo Neves nasceu em São João Del Rey, Minas Gerais, no dia 4 de março de 1910. Faleceu em São Paulo, dia 21 de abril de 1985.

• Era advogado de profissão.

• Foi deputado federal por Minas Gerais 6 vezes, senador, primeiro-ministro, governador de Minas Gerais e presidente do BNDE.

• Filho do comerciante Francisco de Paula Neves e Dona Antonina de Almeida Neves.

• Foi casado com Risoleta Guimaróes Tolentino. Teve 3 filhos: Tancredo Augusto, Inês Maria e Maria do Carmo.

• Não chegou a tomar posse como presidente do Brasil, em 1985, por problemas de saúde que o levaram à morte no dia 21 de abril de 1985. Tancredo havia sido eleito pelo Colégio Eleitoral por 480 votos, contra 180 de Paulo Maluf.

• Em 1985, o jornalista e astrólogo Getúlio Bittencourt previu que uma conjunção de Mercúrio com Netuno, às 15 horas do dia 15 de janeiro, levaria o então candidato a presidente da República Tancredo Neves a uma provável derrota no colégio eleitoral contra Paulo Maluf. Getúlio passou a informação para o deputado federal Thales Ramalho, aliado de Tancredo Neves. "Você acredita nessas coisas?", perguntou o candidato. "No creo em brujas, mas nessas horas é preciso ter cuidado com tudo", respondeu Ramalho. Ressabiado, Tancredo mandou seu aliado antecipar o horário das eleições para as 10 da manhã.

• Tancredo Neves herdou a caneta de Getúlio, uma Parker 51, cravejada de brilhantes e rubis, com seu nome gravado e uma história dramática: foi com ela que Getúlio assinou sua carta-testamento, antes de suicidar-se com um tiro. Seria também com ela que Tancredo pretendia rubricar o documento de sua posse na Presidência, no dia 15 de março de 1985. A caneta, hoje, está guardada no Memorial Tancredo Neves.

• Ele foi hospitalizado no dia 14 de março de 1985, 12 horas antes da posse, para ser operado de uma diverticulite. Durante os 38 dias de internação, sofreu 7 operações. Na época, espalhou-se um boato de que ele teria sido baleado na frente da Catedral de Brasília quando dava uma entrevista para a repórter Glória Maria, da TV Globo, que também teria sido, segundo o boato, atingida no atentado.



• Embora tenha sido divulgado que o presidente morreu às 22h23min do dia 21 de abril, a revista Veja apurou que o cérebro de Tancredo parou um dia antes.

• Uma multidão de 2 milhões de pessoas acompanharam o cortejo entre o Instituto do Coração e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

• O enterro de Tancredo Neves em São João del Rey, no dia 24 de abril de 1985, foi transmitido ao vivo pela TV. Durante 23 minutos, as imagens mostraram o vagaroso trabalho do coveiro João Aureliano, cercado de parentes e autoridades. João guardou a colher de pedreiro como relíquia.