Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quarta-feira, 11 de abril de 2012

EATADO DA BAHIA GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS

ESTOURA GREVE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL NA BAHIA

Professores da rede estadual de ensino da Bahia definiram durante assembleia nesta quarta-feira que entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã. Os docentes alegam que o governo acordou com a categoria um aumento geral de salários de 22,22%, mas agora não quer mais cumprir o acordo. A gestão pública deverá aplicar o aumento somente aos professores de nível médio, que ficaram com os salários abaixo do novo piso nacional, de R$ 1.451,00.
A assembleia aconteceu no ginásio do Salesiano, em Nazaré, e a greve foi aprovada por unanimidade. A promessa é a de que a paralisação só chegará ao fim depois que o governo do Estado cumpra com a promessa de aumentar o salario dos professores de todos os níveis.
Após a assembleia, os trabalhadores saíram em passeata de Nazaré até a Praça da Piedade e planejam para a tarde a realização do calendário de atividades, que inclui reuniões das zonais na capital e reuniões das regionais no interior; campanhas publicitárias na TV e no rádio e nos ônibus. O comando de greve e diretores do sindicato cuidarão pessoalmente da movimentação da categoria.
Mais cedo, o governador Jaques Wagner concedeu entrevista ao apresentador Raimundo Varela no programa Balanço Geral e disse que não poderá aplicar o aumento, que será efetuado apenas ao nível mais baixo dos docentes. Segundo ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal impedirá a gestão pública de cumprir com o desejo dos trabalhadores.
"Infelizmente, os professores desejavam que o aumento fosse estendido a todos, mas isso não será possível. Eu não tenho caixa para isto. Tenho que governar olho no olho. A Bahia tem um dos piores caixas do Brasil. São muitos moradores e uma grande extensão territorial para pouco dinheiro. A população precisa saber. Não estou reclamando. Sou governador com muito orgulho e inclusive fui para a rua pedir voto. Mas estou falando da realidade", explicou.
Nesta quarta, deve seguir para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que garantirá o piso salarial para a profissão no Estado. Se for aprovado, ele dará a 5.210 professores do nível médio a capacidade de aumentar os rendimentos. Segundo o Governo do Estado, 32.584 professores integrantes do magistério estadual já ganham acima do piso.


Fonte: Terra