Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

domingo, 8 de janeiro de 2012

MARAGOJIPE-BA-BA: PREFEITO DO PT, ATALIBA NÃO RESPEITA A NATUREZA

ESPECIAL: SITUAÇÃO REAL DO RIO QUELEMBE EM MARAGOJIPE PREOCUPA POPULAÇÃO! (VALE A PENA VER AS FOTOS!)


O Furão mais uma vez vai aonde estão os reclames da população maragojipana e vem mostrar com imagens reais o que está acontecendo com as margens e no próprio rio que passa por dentro da nossa sede, denominado QUELEMBE ou RIO DO URUBU, o qual encontra-se com o mar em determinado trecho da cidade.

As fotos são incríveis e não sabemos como o Furão conseguiu a peripécia de fazer este trabalho. Será que foi feita de canoa ou de helicóptero? Realmente o nosso repórter mostra o lado do rio que você e eu não vimos! Só os pescadores e amantes da natureza que flagram essas imagens em tempo real.

A calamidade começa na ponte e na murada do Tamarineiro na entrada da cidade e acesso ao PACUSSÚ, ou QUEBRA-PESCOÇO. A Presença de cachorros, cabras e entulhos, sem falar no matagal crescente estão involuntariamente entulhando o rio. Descendo no sentido RUA DO RIO, onde existe uma olaria e mais abaixo nos arredores da pequena ponte, o quadro também é caótico, aparecendo sujeiras, matos e mais a presença de animais. Nas margens da parte da muralha e parte que dá acesso ao bairro do JAPÃO. A falta de conservação é visível e o desprezo pelo rio é impressionante. Passando a ponte da BEIRA-RIO, o rio está travado pelos matos que já cobrem parte das margens inclusive nos muros do IGUATEMI e ponte que liga RUA NOVA A PALMEIRAS, vê-se lixo, restos das feiras, matos sobrando por toda a parte. Nos fundos da AVENIDA OCEÂNICA, onde se dá o encontro com o mar o estado é desastroso. Existe um abandono total, com lixo residencial, sujeiras e até esgoto. O descaso tem sequência na parte da passarela, que dá acesso a ponte do porto e por fim os estragos chegam até o porto do CAIS DO CAJÁ, ponto turístico de Maragojipe.

E pensar que nossos antepassados, e até mesmo alguns de nós quando crianças, inclusive o próprio repórter Juraci Rebouças, tomávamos banho naquele rio. Nossas mães lavavam roupa. À tarde voltávamos radiantes daquilo que era um maravilhoso passeio.

Só podemos orar a Deus para que não permita que tempestades como tem acontecido no sul do país, ou mesmo na Rua do Estadual, Cai-Cai e adjacências.

A quem apelar aqui na terra? Ao prefeito? Ao Ibama? Não importa. Quem recebe o título de autoridade, precisa mostrar que é competente,  não somente receber o título.

Confira as Fotos Reveladoras abaixo:








































Reportagem e Fotos de Juraci Rebouças