Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 6 de abril de 2010

PAULO SOUTO:VIOLÊNCIA AUMENTA NA BAHIA E DIMINUIU NO RIO E SÃO PAULO


“Enquanto os principais estados do País conseguem diminuir seus índices de violência, a Bahia está na contramão. A crescente taxa de homicídios baiana já é três vezes maior do que a de São Paulo. Sem falar que o número de assassinatos em território baiano é superior ao paulista”, denunciou o presidente estadual do Democratas, o ex-governador Paulo Souto, em entrevista ao programa Ronda na Cidade, na Rádio Cultura da Bahia, nesta terça-feira (06/03).

Com base em dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Souto destacou o crescimento do número de assassinatos no estado. “Nos últimos três anos, 13 mil pessoas foram vítimas de mortes violentas na Bahia. Só, em 2009, ocorreram 4.769 homicídios no território baiano, enquanto, em São Paulo, que tem uma população muito superior, houve 4.557 assassinatos”.

Para dar uma dimensão da gravidade do problema por que passa o povo baiano, Souto comparou as taxas de homicídios por 100 mil habitantes da Bahia com a de São Paulo. “A taxa baiana é de 32,75 homicídios por 100 mil habitantes e a paulista de 11,28 homicídios por 100 mil habitantes. O pior é que a nossa está crescendo, enquanto a dos paulistas está diminuindo”.

Embora a violência venha se generalizando por todo o estado, o ex-governador ressaltou a trágica situação de Salvador. “Nossa capital, antes tida como tranquila e pacífica, hoje apresenta taxa de homicídios superior às de São Paulo e do Rio de Janeiro, capitais que antes simbolizavam a violência urbana nacional”.

De acordo com os dados oficiais da SSP, Salvador teve um crescimento de 79,2% na quantidade de assassinatos no comparativo de 2006 com 2009. Passou de 967 para 1.733 homicídios. A taxa de homicídios, por sua vez, atingiu, no ano passado, 57,8 assassinatos por 100 mil habitantes, índice cinco vezes superior ao de São Paulo, que foi de 11,28 por 100 mil, e 65,3% maior do que o do Rio: 34,97 por 100 mil.

“O mais preocupante é que, nas capitais paulista e carioca, esses índices caíram. Em São Paulo, a queda foi de 38,68%. E ,

no Rio, decresceu 22,3%. Entretanto, no mesmo período, em Salvador, houve o crescimento de 73,04% na taxa de homicídios”, alerta o pré-candidato democrata ao governo estadual.

Para Souto, a redução dos índices de violência em São Paulo e no Rio de Janeiro não é o resultado de fórmulas mágicas, mas de ações efetivas realizadas pelos governos daqueles estados, que estão priorizando o combate à violência em suas gestões.

“Na Bahia, o governo Wagner passou os dois primeiros anos, procurando encontrar desculpas para a falta de ações, o que resultou no atual descontrole e nesses números assustadores. A população não quer desculpas. A população quer ação. É inaceitável, que o crescimento da violência se dê num momento de estabilidade econômica, aumento de renda e queda do desemprego”, afirmou o ex-governador.