Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

DIA DE REIS


Dia 6 de Janeiro é dia dos Reis Magos (Santos Gaspar, Melquior e Baltazar).

Essa é a data em que os três Reis Magos chegaram a Belém trazendo seus presentes – ouro, incenso e mirra – para o Menino Jesus. Em alguns países a troca de presentes é feita nesse dia, e não no Natal....

Os magos chegaram ao lugar onde estavam Maria e Jesus, ofereceram ouro, incenso e mirra, substâncias preciosas que representavam respectivamente realeza, divindade e humanidade. Melquior, Gaspar e Baltazar são os nomes que lhes foram atribuídos pela tradição. O árabe Baltazar levava incenso, que significava a divindade do Menino Jesus. O indiano Belchior levava ouro, significando a realeza. O etíope Gaspar levava mirra, que simbolizava a humanidade do recém-nascido.

Bolo de Reis
Ingredientes:
200 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar
200 gramas de amêndoas em pó
4 ovos
75 gramas de farinha de trigo
2 discos de massa folhada de 3 milímetros de espessura

Fôrma de 22 centímetros de diâmetro
2 ovos ligeiramente batidos para pincelar a massa

Modo de Fazer:
Bata em batedeira a manteiga com o açúcar e as amêndoas. Depois da mistura clarear e crescer, junte aos poucos os quatro ovos, um de cada vez, sem parar de bater. Incorpore por último a farinha e bata mais um minuto, só para misturar. Reserve na geladeira.

Montagem:
Coloque um disco de massa folhada na fôrma e espalhe por cima o creme. Coloque uma cubra com o segundo disco de massa folhada. Pincele com ovo batido. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus centígrados, durante aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar, desenforme e sirva.