Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quinta-feira, 10 de maio de 2012

MARAGOJIPE-BA: CRIME AMBIENTAL CADÊ O IBAMA, OS DEFENSORES DA NATUREZA

ÁRVORES HISTÓRICAS SÃO DERRUBADAS NO BAIRRO DAS PALMEIRAS E POPULAÇÃO FICA INDIGNADA!


Um dia após o aniversário da cidade de Maragojipe, os moradores do bairro das Palmeiras receberam um "presente de grego" por parte da administração pública. Acordaram com máquinas e funcionários derrubando árvores que compõem a paisagem do abandonado jardim do bairro.

Os moradores entraram em contato com a nossa equipe e prontamente fomos ver o que estava acontecendo. Alguns munícipes que vivem no local consideraram a atitude da derrubada das árvores um desrespeito com a comunidade pois a mesma não foi comunicada sobre a ação. 

As tais árvores foram plantadas naquele local pelos próprios moradores há cerca de 8 a 10 anos atrás. Serviam como sombra para bate-papos e estacionamento para veículos. Inclusive 02 das árvores só não foram derrubadas por ter um carro estacionado embaixo.

Objetivando a proteção das árvores um jovem morador abraçou-se a uma das árvores, mas sem resultado. Segundo ele, o encarregado foi extremamente grosso e afirmou estar cumprindo ordens. Então um dos moradores encostou uma caçamba em uma árvore a fim de protegê-la da derrubada.

Difícil compreender, por melhores que forem as intenções, o porque de tal ação, tendo em vista vivemos um tempo onde está sendo amplamente pregado a sustentabilidade, a defesa da natureza e assim por diante. Por que derrubar árvores (ainda mais quando não foram plantadas pela administração pública) uma vez que se pode fazer reformas que contemplem e respeitem a presença desta dádiva da natureza? 

Repertir-se-á a mesma história de nossas antigas árvores que ficavam localizadas na praça Conselheiro Antonio Rebouças e foram derrubadas simplesmente para a reforma de uma praça? Não há uma mente criativa sequer que se faça um projeto que mantenha tais árvores históricas ao invés de retirá-las, como seres sem significado?

Confira abaixo fotos tiradas por um morador, e que foi disponibilizada para ser feita esta matéria







Reportagem de Mário Henrique


Notícia em Primeira Mão é com o Repórter Furão