Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ESSE CONHECE: DR. CÂNDIDO ESPECIALISTA BULLYNG

REPÓRTER FURÃO ENTREVISTA DR. CÂNDIDO DE JESUS, ESPECIALISTA EM BULLYNG!




 O professor Dr. Cândido de Jesus, com seu artigo "Bullyng no cotidiano de uma escola pública no recôncavo da Bahia" participou da obra lançada em 2012 pela UFRB de Cruz das Almas - BA com o título "Políticas Públicas em Foco: Concepções e Análises e Casos".


Em uma oportunidade na noite passada, o repórter Furão, Juraci Rebouças o entrevistou. Acompanhe abaixo.





Profº Cândido de Jesus (PCJ) - É a obra com o título "Políticas Públicas em foco: concepções, análise e casas". Obra riquíssima, que possui 21 autores com respectivos artigos científicos.

JR - Sabemos que o senhor está entre um destes autores. Sobre o que fala o seu artigo?
PCJ - O meu artigo é o resultado de investigação científica, referente a conduta de violência (Bullyng) no cotidiano de uma escola pública no recôncavo baiano.


JR -  Profº Cândido, como especialista no assunto Bullyng, o senhor já presenciou algum fato referente a conduta de violência?
PCJ - Sim. Inclusive no período em que passei dando entrevistas em diversas emissoras de rádios, deparei-me com diversos casos concretos, consultas e orientações e no momento estou tratando de uma situação em uma cidade do recôncavo baiano.

JR -  O repórter Furão tomou conhecimento que o senhor recentemente esteve na Europa para fazer turismo ou algo parecido... quais os países visitados?
PCJ - Ô, repórter Furão... (risos). Desta vez o senhor "furou", pois não fui fazer turismo, mas fui à França, Espanha e fiquei um período em Portugal, onde defendi uma tese de mestrado e fiz algumas disciplinas do doutoramento, propriamente dito em Lisboa, local de onde por várias vezes falei com o nobre repórter por telefone.


JR - O assunto de suas teses seria Bullyng? O que significa esta palavra?
PCJ - Sim. Na Inglaterra ela é traduzida por "maus tratos entre pares".

JR - Qual a repercussão deste assunto lá no exterior?
PCJ - Tão grande quanto aqui no país. Para se ter uma idéia, diversos países já adicionaram ao seu "vocabulário" traduções para a palavra inglesa Bullyng.  Na França chamam de Harcelement Quotidien, na Itália de Prepotenza ou mesmo bullismo, no Japão de Ijime, na Alemanha de Agressionen Hunter Schullern, e hoje no Brasil eu denomino de conduta de violência.  


JR - Agradeço a entrevista. Quais seriam as suas considerações finais?
PCJ - Eu agradeço ao nobre repórter por dar-me esta grande oportunidade nesse tão conceituado blog que tem levado informações além mar. Saiba que é a primeira entrevista referente a obra lançada, onde busco esclarecer sobre o assunto do Bullyng. Desde já fico à disposição. Abraço ao repórter, equipe do blog e especialmente ao internauta deste blog pois são intelectuais os quais constroem o mesmo.

Os que desejarem entrar em contato com o Profº Cândido de Jesus, podem fazê-lo pelos e-mails:
candidoguiomar@hotmail.com ou candidoguiomar@bol.com.br

Entrevista e Fotos de Juraci Rebouças
Edição de Mário Henrique 

Notícias em Primeira mão é com o Repórter Furão.

Juraci Rebouças (JR) - Profº Cândido de Jesus, o senhor tem um livro em mãos. Quem é o autor?