Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MURITIBA-BA: CANCELAMETO DA FESTA PROFANA DO BONFIM

NOTA OFICIAL DA COORDENAÇÃO DE EVENTOS DA SECRETARIA DE CULTURA DE MURITIBA
 
É com um imenso sentimento de tristeza que vamos a publico informar o cancelamento das manifestações profanas da Festa do Bonfim 2012, em virtude da greve da Policia Militar da Bahia. 
Ao meio dia de hoje, dia 3 de fevereiro de 2012, recebemos um Oficio do Comandante  do 3º Pelotão da 27ªCIPM,  o 1º Tenente José Henrique Oliveira Santos, informando que não haveria efetivo para a cobertura dos festejos profanos da festa.
Nesse sentido, diante das ondas de violência vividas em algumas cidades da Bahia, uma reunião emergencial foi marcada com toda a assessoria e secretariado do Prefeito Epifânio Marques Sampaio, quando foi decidido que a segurança e o bem estar da população de Muritiba devem ser preservados.
Além do que, levamos em consideração que uma festa de largo, com atrações que poderiam atrair cerca de 5 mil pessoas por dia, de diversas regiões do Recôncavo, expor a cidade a situações perigosas, já que a guarnição do 3º Pelotão de Muritiba também aderiu a greve. 
Sabemos que a população de Muritiba irá entender e nos apoiar diante dessa decisão que reflete a responsabilidade do gestor da cidade e principalmente o seu compromisso com a segurança e o bem estar dos muritibanos. 
Lembramos que a tradição dos 260 anos de Festa do Bonfim serão preservadas, já que a parte religiosa, que deu origem a toda essa belíssima história de fé e devoção, será mantida com as novenas e a tradicional Lavagem das Baiana, que acontecerá no domingo, dia 05 de fevereiro, saindo do Ginásio de Esportes ás 10 horas, como combinado. 
Ao mesmo tempo, nos solidarizamos com toda a população nesse momento inédito da história de Muritiba, ao mesmo tempo em que reafirmamos que os nossos esforços serão mantidos para realizar um grande evento, além de compartilhar com a Bahia o nosso estado de indignação e tensão vividos nos últimos dias. 
Peço a todos os muritibanos que rezem aos seus santos e usem de toda a sua fé, seja ela qual for, para juntos podermos pedir momentos de paz a nossa Bahia, um Estado tão festivos, diversificado e conhecido no mundo todo Pela beleza e alegria. 
Declaramos, portanto, que fica cancelada, até segunda ordem, os festejos populares da Festa do Bonfim 2012, em virtude da paralisação da Policia Militar da Bahia, visando a proteção e segurança da população da cidade. 
Saudações de toda equipe de coordenação, que mesmo frustrada, apoia o prefeito Epifânio Marques Sampaio nessa decisão inteligente, coerente e racional, no sentido de preservar o bem estar de toda a nossa população.
 
Fiquem todos em paz, e que Deus nos abençoe.
 
Edgar Abbehusen Sobrinho