Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CRUZ DAS ALMAS-BA: USFs OFERECEM ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL PARA GESTANTES



As 15 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município realizam diversos serviços durante a semana para atender a população da melhor maneira possível. Um destes serviços realizados pela equipe das unidades de saúde é o Pré-Natal.
O Pré-Natal é uma assistência na área de enfermagem e medicina oferecida as gestantes durante os nove meses de gestação, com o objetivo de prevenir problemas para mãe e a criança nesse período.
Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida. O ideal é que as mães iniciem o pré-natal no primeiro trimestre, assim que souberem da gravidez. As consultas e exames permitem identificar problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a aids e a sífilis.
É fundamental que haja uma relação de confiança entre enfermeiro (a), médico (a) e paciente. Durante a gestação é comum a mulher sentir-se sensível e insegura. Um bom profissional, em quem a gestante confie, poderá ajudá-la a resgatar a força nesse período tão importante da vida.
A SMS ressalta a importância do Pré-Natal e incentiva todas as mães a buscarem o atendimento gratuito

BOLSA FAMÍLIA ITINERANTE VAI ATÉ A LOCALIDADE DA SAPUCAIA


A Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizará o Bolsa Família Itinerante nesta sexta-feira (29) na localidade da Sapucaia. O horário de atendimento iniciará às 09 horas com término às 16 horas. O serviço acontece na Unidade de Saúde da Família (USF-Sapucaia), e além da comunidade da Sapucaia, beneficiará os moradores da Escola de Agronomia e da Linha.


Com o intuito de aproximar o Programa das localidades mais distantes, o Bolsa Família Itinerante realiza os seguintes serviços: Consultas de benefícios (bloqueado, cancelado, diminuição do valor, etc.); Cadastro novo (para quem ainda não tem NIS); Recadastramento (para os beneficiários que já tem cadastro e tem 01 ano que recadastrou).


É necessário estar com comprovante de residência em mãos, além de RG, CPF,titulo de eleitor e carteira de trabalho ou contra cheque dos residentes que tenham mais de 18 anos e certidão de nascimento, CPF ou RG, atestado escolar e cartão de vacina, para os menores de 18 anos.