Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 15 de julho de 2014

CRUZ DAS ALMAS-BA: SECRETARIAS E SEUS EVENTOS




SMS REALIZA PAGAMENTO DO PMAQ PARA SERVIDORES DA SAÚDE
Na tarde desta terça-feira (15), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde realizou o pagamento simbólico do Programa de Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no Auditório da SMS.
O PMAQ é um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.Os municípios podem realizar a adesão cadastrando 50% do número de Equipes de Saúde da Família.
O processo de implementação está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).
Com o repasse do PMAQ, a SMS adquiriu quatro veículos para a Atenção Básica, além de manter as Unidades de Saúde e implantar algumas reformas e ampliações.
O secretário de Saúde, André Eloy, presente no evento, falou de sua alegria em realizar o repasse de aproximadamente R$ 80.000,00 do PMAQ aos servidores da saúde municipal. “Este é um fruto do reconhecimento da gestão municipal em relação ao trabalho de vocês, servidores da saúde. Um bom modelo de extrair o máximo do trabalhador é realizando esta troca. Com isso, ganhamos com uma relação boa, harmoniosa e generosa”, afirmou.
André Eloy ainda se referiu há alguns requisitos para a melhoria do funcionamento do trabalho dos ACS. A aquisição das bicicletas para os agentes no próximo ano foi colocada em pauta, além do piso salarial, que o secretário ressaltou que irá discutir com prefeitos da região para não existir disparidade, portanto, irá precisar muito dos ACS durante toda a discussão.
O presidente da associação dos Agentes Comunitários de saúde, Neílton Laurentino da Silva, observou que este benefício foi garantido através de muito esforço da classe. “A gestão municipal demonstrou respeito com a categoria e nós nos esforçamos muito para realizar bem o nosso trabalho. Desde a assistência à população, arrumação das Unidades de Saúde e acompanhamento das atividades educacionais”, declarou.
A agente comunitária da USF/São Judas Tadeu, Rita Gomes, também descreveu sua felicidade em poder contar com o repasse do PMAQ. “Muito bom. O secretário deu a palavra que iria sair o pagamento e agora vamos poder usufruir deste dinheiro. Graças a Deus, trabalho numa unidade ótima, e com uma equipe nota dez. Dez também foi a nota da avaliação do PMAQ na nossa unidade. Depois disso, pintamos, arrumamos, organizamos o posto todo. Tá uma maravilha”, garantiu.


A SMS através do seu setor financeiro deverá estar transferindo eletronicamente o dinheiro para a conta dos servidores da saúde, a partir desta quarta-feira.

CARAVANA DA ALEGRIA VAI VISITAR BAIRRO DA TOUQUINHA NESSE MÊS DE JULHO


A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer continua levando a ‘Caravana da Alegria’ para os bairros cruzalmenses. Nesse mês de julho o encontro vai ser na comunidade da Baixa da Touquinha e tem como objetivo levar atividades educativas para as crianças.

“A caravana da alegria é a união de esporte, cultura e lazer.Nós levamos esse trio aos bairros, escolhemos um lugar bem espaçoso e montamos redes de vôlei. Organizamos um campo de futebol e os professores de educação física auxiliam os alunos na prática de esportes”, afirmou Marola Suedde, o diretor de departamento da secretaria.

O público alvo do evento são as crianças e jovens que, além de atividades físicas, participam de um trabalho lúdico. A mistura de lazer e educação vem por meio de palestras com representantes do Conselho Tutelar que mostra como superar as dificuldades da vida. Após a parte educativa, o público se diverte com as brincadeiras oferecidas pelos monitores e brinquedos que a caravana leva.