Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sábado, 12 de julho de 2014

CRUZ DAS ALMAS-BA: PREFEITURA CONTINUA DIÁLOGO PARA SOLUCIONAR PROBLEMA DA SANTA CASA



A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, tenta resolver o problema que envolve o funcionamento da Santa Casa de Misericórdia da cidade. Ameaçada de fechamento, a preocupação do prefeito Dr. Jean é constante. Várias reuniões e articulações na tentativa de solucionar a questão já foram realizadas, porém até o momento sem sucesso.
De acordo com informações do secretário de Saúde, André Eloy, o contrato da instituição que administra o Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso, a APMI (Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Castro Alves), termina no próximo dia 15 de julho, e conforme documento enviado pela instituição, à mesma não tem interesse em renovar o contrato para continuar administrando a Santa Casa. Diante desta situação, o CIR (Colegiado Intergestores Regionais) foi convocado e na tarde da última quinta-feira (10) houve uma reunião na 31ª Dires para discutir o problema e tentar encontrar soluções.
O prefeito Dr. Jean, que estava presente na reunião, ressaltou o que disse em audiência pública sobre a Santa Casa, realizada no dia 15 de abril deste ano, quando declarou que mesmo com todos os problemas vivenciados pela instituição, de aspecto estrutural, administrativo e financeiro, não seria omisso e se empenharia para resolver os impasses e revitalizar o hospital, oferecendo à população uma Santa Casa digna e com qualidade no funcionamento, para que os filhos dos cruzalmenses voltassem a nascer no município. Naquela ocasião, o prefeito deu o prazo de até o final do mês de maio para que a Irmandade da Santa Casa, junto a APMI apresentasse uma solução para o problema e que a prefeitura estava disposta a assumir o hospital.
Não havendo soluções até o momento, na próxima segunda-feira a APMI deve entregar a administração da Santa Casa e a mesma ficará sem funcionamento, porém o prefeito garantiu que o Hospital Municipal (IPER) estará preparado para oferecer a população os serviços que deveria ser oferecidos no Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso. “Fico triste com o desenrolar desta situação. A Prefeitura mais uma vez se coloca a disposição para assumir a Santa Casa, porém não vamos terceirizar os serviços, vamos administrar através da secretaria de Saúde, apenas dependemos de um entendimento com a Irmandade da instituição. Mas até que isso aconteça, a população pode ficar despreocupada, pois todos os serviços serão oferecidos no Hospital Municipal, inclusive aqueles que são conveniados com outros municípios. O hospital estará 

aberto para atender”, declarou o prefeito, que se dirigiu aos funcionários da Santa Casa lamentando a situação e dizendo que fará de tudo para garantir o emprego de todos.