Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SÃO FÉLIX-BA: EDUCAÇÃO NOTA 10



Matrículas na Rede Municipal de Ensino de São Félix já começaram.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de São Félix realiza até o dia 28 de janeiro as matrículas nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. Os pais ou responsáveis devem procurar a Escola de sua preferência, ás terças, quartas e quintas-feiras. O prazo da matrícula é até o dia 28 de janeiro, em etapa única, tanto para alunos novos, vindos da rede pública ou de escolas particulares. Os alunos oriundos das Escolas Municipais, que permanecerão na Rede já tem sua matrícula garantida para 2011.
A Secretaria de Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal implantou nesta gestão, vários projetos educacionais de incentivo ao estudo e ao crescimento intelectual do aluno, como o Estudante Nota 10, que ao final do ano letivo distribui vários prêmios aos alunos que melhor se destacam nas provas de linguagem e matemática; e programas de Educação Inclusiva como o Reintegrar, que propõe reduzir as distorções entre idade-série do estudante, com reforço escolar em turno oposto, além da UNAE, Unidade de Atendimento Especial, destinada aos alunos especiais. Além destes programas, a Secretaria coordena o Desfile Cívico do Dois de Julho, ponto alto das comemorações da Independência, com efetiva participação dos alunos da Rede.

Alunos Municipais destacam-se
Somente no ano de 2010, dois estudantes da Rede Municipal de Ensino se destacaram: Joana da Conceição dos Santos, moradora do Bairro Varre-Estrada, foi aprovada no Programa de Estagiários do Banco do Brasil, e Augusto Leví Esquivel, que reside no Morro Deus Menino, classificou-se para o Curso de Técnico em Eletrônica no IF-Ba, (Instituto Federal da Bahia), antigo CEFET. Esquivel conta que “sou o único estudante, na minha sala que vim de uma escola pública”, e incentiva os demais a seguirem o seu exemplo, pois segundo ele, “a vida pode retirar tudo de nós, menos o que aprendemos”, e encerra dizendo “se eu consegui, os outros também podem”. Augusto Leví Esquivel foi o primeiro colocado no Estudante Nota 10, recebendo como prêmio um microcomputador. Esquivel e Joana estudaram no ano letivo passado no Colégio Balão Mágico, maior escola da Rede Municipal.
Educação Inclusiva
Neste ano letivo, a Secretaria de Educação estará proporcionando salas multifuncionais, com o objetivo de atender crianças e adolescentes com necessidades especias ou com dificuldades de aprendizagem. Acompanhamento psicopedagógico, ensino de libras (linguagem de sinais) para alunos com deficiência auditiva, são alguns dos recursos que desde o ano passado a Secretaria já oferecia no UNAE, Unidade de Atendimento Especial, na comunidade do Alto da Estação, onde o Município desenvolve o Programa de Educação Inclusiva. Em 2011, o Programa será expandido para zona rural do município, na Escola São Benedito, Povoado de Subaúma.