Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FEIRA DE SANTANA-BA: Bebê morre em Feira após cair do berço


Gildete Santana, mãe de criação de Adriano Portugal Santana, que tinha 1 ano e nove meses e faleceu após sofrer uma queda no Hospital Municipal da Criança informou para o repórter Denivaldo Costa como aconteceu o acidente com a criança.

A mãe contou que no hospital e teve necessidade de ir ao banheiro, e ao retornar percebeu que a criança tinha caído no chão. " Eu o peguei e molhei a cabeça, mas não disse nada para a enfermeira e depois da queda, cerca de dez minutos, a criança dormia ", contou Gildete.

O quadro médico da criança se agravou e ela foi levada para um hospital em Salvador, onde ficou internado e depois de alguns dias recebeu alta. No retorno para Feira e depois de alguns dias o bebê voltou a passar mal, foi levada para vários hospitais e quando conseguiu ser internada no Hospital Estadual da Criança, terminou falecendo.

Buscando esclarecer o assunto o Hospital Municipal da Criança abriu uma sindicância e divulgou uma nota através do site da Prefeitura de Feira de Santana. Confira a nota, na íntegra:

Sindicância apura acidente com bebê

O Hospital Municipal da Criança José Eduacy Lins instaurou sindicância para apurar as causas e circunstâncias da queda do bebê Adriano Portugal Santana, de 1 ano e nove meses, ocorrida no intetior da unidade. A apuração será concluída na próxima semana, mas segundo o diretor da unidade de saúde, Jarbas Galvão, já foi apurado que no momento da queda o bebê estava sob os cuidados da mãe.

“No relatório da enfermaria consta que o acidente aconteceu no dia 8 de janeiro e a genitora não relatou o ocorrido de imediato. No dia seguinte, após perceber que a criança estava sonolenta, a enfermeira chamou o médico plantonista e a vizinha de leito informou sobre a queda, o que foi confirmado pela própria mãe”, afirma Jarbas Galvão.

Também, segundo o diretor, de imediato o bebê foi transferido para a sala de emergência do Hospital e atendido pelo médico Luciano Braz, que acompanhou, com um técnico de enfermagem, a transferência do bebê para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.

A sindicância apurou que no dia 17 de janeiro o bebê recebeu alta, mas cinco dias depois deu entrada no Hospital Estadual da Criança de Feira de Santana. “A partir de então não tomamos mais conhecimento do caso. Prestamos o serviço que a criança precisava, mas a omissão da mãe agravou a situação.

Orientamos as acompanhantes de bebês que quando forem descansar suspendam a grade dos berços para evitar acidentes, mas a grade do berço de Adriano Portugal Santana não estava suspensa”, pontua.