Rádio Web do gaguinho

WWW.RADIALISTAGAGUINHO.COM.BR

sábado, 17 de agosto de 2019

SERGIPE-SE: DEPUTADO TEM MANDATO CASSADO


Deputado estadual tem mandato cassado pelo TRE-SE

O deputado estadual Talysson Barbosa Costa, o Talysson de Valmir (PR) e o prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PR) foram condenados por abuso de poder e uso da máquina administrativa da Prefeitura de Itabaiana nas Eleições 2018. A decisão ainda cabe recurso.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15), pelo placar de 5 a 2, no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).
Talysson de Valmir foi condenado à perda do mandato de deputado estadual e a inelegibilidade por oito anos. Enquanto, Valmir dos Santos Costa, recebeu a pena de inelegibilidade por oito anos. No julgamento, outras três pessoas suspeitas de participação foram absolvidas.
Segundo a investigação do Ministério Público Eleitoral, Talysson foi beneficiado pela vinculação da cor, dos símbolos e dos slogans de sua campanha com a publicidade institucional e com atos de governo do município de Itabaiana.
Durante a investigação da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), foi observado que uma série de atos administrativos da prefeitura municipal foram usados para campanha eleitoral.
Ainda segundo a ação, os abusos na propaganda eleitoral se acumularam na campanha de Talysson de Valmir. Ele foi processado mais de 20 vezes, em ações nas quais o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) condenou o candidato pela reincidência de irregularidades na afixação de adesivos, de placas em vias públicas, uso de bandeiras, uso de carro de som, colocação de faixas e utilização de paredões de som em volume acima do máximo permitido.
A defesa deles informou que vai recorrer da decisão e que ela não tem efeito imediato para o afastamento dos cargos, já que a situação ainda pode ser analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).