Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

FEIRA DE SANTANA: BAHIA: PÁSSARO RARO É ENCONTRADO NO PARQUE DA CIDADE FEIRENSE


O pássaro, que estava caído no chão, foi resgatado e levado para o Departamento de Áreas Verdes, da Secretaria de Serviços Públicos, onde tem recebido os cuidados necessários para retornar ao seu habitat natural.
 
Pássaro raro é encontrado no Parque da Cidade em Feira de Santana
Foto: Divulgação


Ave rara e eficiente na arte de se esconder, um filhote de mãe-da-lua (Nyctibius Griseus) foi encontrado nesta semana no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. O pássaro, que estava caído no chão, foi resgatado e levado para o Departamento de Áreas Verdes, da Secretaria de Serviços Públicos, onde tem recebido os cuidados necessários para retornar ao seu habit natural.
Parado no tronco de um mandacaru, o filhote de mãe-da-lua utiliza sua plumagem para se camuflar. É preciso atenção, caso contrário, passaria facilmente despercebido. De pelagem cinza, as penas já dão sinais de crescimento. Mede menos de trinta centímetros.
“Essa é uma espécie que se alimenta de insetos e carnes”, diz o diretor de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, que tem dedicado cuidados pela sobrevivência da ave. “Ela tem se alimentado bem e está reagindo. Esperamos que se desenvolva para ser devolvida ao seu verdadeiro habitat”.
Segundo Peixinho, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) já foi comunicado sobre o resgate da mãe-da-lua. O órgão tem com o município uma ação compartilhada, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Dessa espécie foi o primeiro pássaro encontrado no Parque da Cidade.

Ave em extinção

O mãe-da-lua, que também é conhecido como urutau (que em tupi e significa ave fantasma) ou “pássaro-fantasma”, está em extinção. É uma espécie de hábitos noturnos. Por ter uma plumagem com a cor parecida com a do tronco das árvores, consegue se camuflar para se esconder de predadores. Quando adulto, mede entre 33 e 38 centímetros de comprimento e pesam entre 145 e 202 gramas.

As informações são da Secretaria Municipal de Feira de Santana