Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Polícia Federal: investiga fraudes nos programas “Escola da Família" e FIES em SP




Jales/SP - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (16) a operação Bolsa Fantasma que tem como objetivo investigar fraudes nos programas “Escola da Família”, do Governo de São Paulo, e do FIES, do Governo Federal. As fraudes estariam sendo praticadas em instituição de ensino superior de Fernandópolis/SP.
Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, 1 mandado de prisão temporária, 2 mandados de condução coercitiva na cidade de Fernandópolis/SP. Uma pessoa foi presa.
De acordo com as investigações, a instituição de ensino foi utilizada por grupo criminoso que fraudava programas estudantis de concessão de bolsas de estudo universitárias, utilizando alunos “fantasmas” para receber recursos indevidos dos programas. Pelos menos R$ 120 mil já foram identificados neste tipo de fraude desde o ano de 2011.
Em um dos casos apurados, o presidente da instituição fez um acordo extrajudicial consigo mesmo para receber indenização de mais de meio milhão de reais da própria instituição. Os recursos do Programa “Escola da família” também foram utilizados como parte do pagamento desta indenização.
Documentos foram apreendidos e serão analisados com o objetivo de confirmar as informações já conhecidas e identificar outras fraudes e envolvidos no esquema.
Os responsáveis poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato, apropriação indébita e peculato. O preso será ouvido pela Polícia Federal e posteriormente será encaminhado ao presídio, onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual de Fernandópolis.