Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MARAGOJIPE-BA: UMA VERGONHA NO DISTRITO DE COQUEIROS

 O MÉDICO DR VALDEMIR ALBUQUERQUE RELATA A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA O PSF DO DISTRITO DE COQUEIROS DO PARAGUAÇU

Juraci Rebouças - Dr valdemir Albuquerque, médico do PSF de Coqueiros do Paraguaçu, o Sr que foi aplaudido por todos com muito entusiasmo, a sua avaliação da Sessão Itinerante aqui no Distrito de Coqueiros?
Dr.Valdemir Albuquerque - Acabamos de participar da sessão da camara intinerante e ficamos felizes dessa iniciativa de aproximar a Câmara da comunidade e em nome do povo por todo um conflito fizemos um protesto, uma busca para uma alternativa desta unidade, onde temos sérias situações estruturais, vazamento de água, caixa de esgoto que está destruindo a unidade, a gestão de morcegos, de uma árvore que está destruindo a estrutura da unidade, mais uma série de situações da estrutura física. Nós estamos tentando um contato com o poder público para poder agilizar o mais breve possível.
Juraci Rebouças - O Sr. foi feliz no seu pronunciamento onde todos o aplaudiram Dr Valdemir Albuquerque gostaríamos que o Sr entrasse em detalhes como está a Unidade da Familia de Coqueiros do Paraguaçu?
Dr Valdemir Albuquerque - Pois não, foi feita uma opção aqui neste Distrito para priorizar, a saúde familiar como no geral. No Brasil é a maior política pública de saúde e o pessoal tem recebido aqui, agentes comunitários, enfermeira, técnicos de enfermagem e temos profissionais que zelam e não aquele modelo de hospitais, daquela correria de pronto socorro, aquela de emergência. Nós evitamos a doença  antes que aconteça. Antigamente um amigo meu dizia, que a visita de um médico em casa era um luxo, atualmente com a saúde na família esta recebendo médico em casa, com muito prazer e a maior abertura possível. Nós temos dificuldades porque a população é muito grande, e nós temos que dar conta e acaba que a questão do saneamento torna-se muito pesado,  o trabalho, a alternativa de emprego do pessoal que sobrevive do marisco, da pesca artesanal, vive da roça, é um serviço muito pesado e acaba com a saúde do povo em geral.
Juraci Rebouças - A situação da unidade da saúde é precária Dr. tem até morcegos?
Dr Valdemir Albuquerque - Faz parte também. Acho que são três nozes hoje aqui na comunidade.
- A gestão de esgotos em geral, onde aqui vive uma comunidade ribeirinha, que joga o esgoto no rio.
-Temos a questão do emprego em geral, a comunidade é muito pobre, muito carente, então as pessoas se decompoem bastante nos seus serviços e acabam envelhecendo antes da época, com 40 anos as pessoas já estão depredadas de colunas, dores em geral.
- E a questão volto a repetir a estrutura de esgoto, da gestão e morcegos na unidade, onde tudo pode ser resolvido com vontade política.
Juraci Rebouças - Suas considerações finais para o Programa Noticias em Destaque, Radio Vox e para o blog juraci reboucas
Dr Valdemir Albuquerque - Muito obrigado, mando um abraço para a população do distrito de Coqueiros e pode contar com a unidade da saúde que está a disposição de vocês e conte comigo para que precisarem.
FONTE: BLOGJURACIREBOUCAS.BLOGSPOT.COM
TÍTULO DA REPORTAGEM RADIALISTAGAGUINHO.COM