Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dia do Corpo de Deus – Corpus Christi.


A festa de Corpus Christi ou Festa do Santíssimo Sacramento, foi instituída em 1264 por Urbano Quarto, para honrar a presença real de Cristo na eucaristia. Ela se tornou popular
por causa da procissão que sucedia à missa. No dia dedicado ao Corpo de Deus (Corpus Christi), várias cidades brasileiras organizam procissões, que percorrem as ruas enfeitadas com tapetes, feitos de areia ou serragem colorida, formando desenhos.
O dia de Corpus Christi é uma data móvel. Quarenta dias depois do Domingo da Ressurreição (Páscoa) é a Quinta-Feira da Ascensão (Dia da Hora). Dez dias depois é o domingo de Pentecostes, Dia do Divino Espírito Santo. O domingo imediato é o da Santíssima Trindade e na primeira quinta-feira é o Corpus Christi, Corpo de Deus.
Uma curiosidade: Existia antigamente uma superstição popular sobre o encontro formidável de João e Cristo. Dizia-se que se Corpus Christi, que é uma festa móvel, caísse no dia de São João, o mundo acabaria. E acabaria pelo fogo. No ano de 1943 Corpus Christi coincidiu com o São João.