Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 29 de março de 2022

MURITIBA-BA: EMOÇÃO E GRATIDÃO MARCAM DESPEDIDA DO MONSENHOR JOSÉ OLIVEIRA




Na tarde do último sábado (26), os fiéis lotaram a Praça Matriz de São Pedro, em Muritiba, para celebrar com muito louvor, ação de graças e gratidão, a despedida do Monsenhor José Oliveira, que por 45 anos se dedicou à Paróquia da cidade serrana. A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto e concelebrada pelos padres das (Arqui)Dioceses de Cruz das Almas, Salvador, Vitória da Conquista e Teresina.


Contou com a presença de diáconos, familiares, amigos, paroquianos, fiéis de diversas paróquias da Diocese de Cruz das Almas e autoridades locais.


Durante a homilia, Dom Antonio ressaltou que são as obras realizadas por Monsenhor José durante esses 45 anos que dão testemunho na Missa em Ação de Graças. O Bispo prosseguiu dizendo: "Na igreja não podemos ficar parados, temos que estar sempre em saída como nos pede Papa Francisco. Deus nunca nos desampara e sempre ajuda os seus eleitos. Mesmo sendo pároco emérito dessa freguesia, Monsenhor José estará sempre com o seu povo amado de Muritiba por meio da Eucaristia celebrada, a Eucaristia nos torna irmãos inseparáveis".


Ao final da homilia, Dom Antonio agradeceu ao Monsenhor pela bondade e generosidade e sua solicitude para com a Diocese de Cruz das Almas e pediu aos fiéis que rezasse por ele nesta nova etapa da sua vida e da emeritude tão merecida e por tudo o que ele semeou.



Agradecimentos


O Padre Valmir, da Arquidiocese de Vitória da Conquista cantou uma música como forma de agradecimento. Em seguida, a pedido do Monsenhor José, o Padre Edilson da Arquidiocese de São Salvador leu os agradecimentos redigidos pelo pároco emérito de Muritiba.


Monsenhor José Oliveira Santos


O Bispo Diocesano em dezembro de 2021, acolheu a renúncia do Reverendíssimo Monsenhor José Oliveira como Pároco da Paróquia de São Pedro do Monte, Muritiba-BA, por limite de idade, conforme o Cânon 538, § 3 do Código de Direito Canônico.


Nascido em 21 de fevereiro de 1947, em Miguel Calmon-BA. Filho de Luiz Gonzaga Santos e Adelina Oliveira Santos. Cursou o Seminário Menor na Diocese de Senhor do Bonfim-BA, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central da Bahia entre 1967 e 1974.


Foi ordenado Diácono na Paróquia da Lapinha, em Salvador, pelo Cardeal Brandão Vilela, em 1973. Foi ordenado Presbítero em Antas-BA, também pelo Cardeal Brandão Vilela, em 19 de janeiro de 1975.


De 1975 até 1980, foi Pároco de São Félix-BA, acumulando a função de Vigário paroquial em Muritiba nos anos 1979 e 1980. Com a morte do Mons. Pedro Ribeiro, em 1981, foi nomeado Pároco em Muritiba, assistindo a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Governador Mangabeira-BA.


Em 28 de agosto de 2010 foi desmembrada de sua Paróquia, a Paróquia São João Batista, em Cabaceiras do Paraguaçu-BA. Foi nomeado Cônego do cabido Metropolitano de Salvador em 18 de dezembro de 1997.


Com a criação da Diocese de Cruz das Almas, que cujo território fica a Paróquia de São Pedro do Monte, Muritiba, foi nomeado Cônego Benemérito do mesmo Cabido em 2018.


Por 45 anos, o Monsenhor José cuidou pastoralmente de uma área que corresponde a 412 km², onde se encontram 5 paróquias.




Fotos: Diácono Alan BacelarFonte Diocese de Cruz Das Almas