Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 14 de julho de 2015

SAÚDE: CAFEINA PODE SER USADA NO COMBATE Á DEPRESSÃO SEGUNDO ESTUDO


Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Coimbra, em Portugal, mostrou que a cafeína pode melhorar o ânimo e até mesmo combater sinais de depressão. Apresentado na última sexta-feira (10) no 9º Congresso Mundial de Neurociência da Organização Internacional de Pesquisa do Cérebro (IBRO), o estudo foi desenvolvido com camundongos, a partir dos quais foi possível identificar a capacidade do café de inibir os receptores que provocam sintomas de depressão. De acordo com o jornal O Globo, quatro pesquisadoras brasileiras participaram da pesquisa: Manuella Kaster e Ana Lúcia Rodrigues, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); além de Ana Paula Ardais e Lisiane O. Porciúncula, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Os animais foram divididos em dois grupos e submetidos a situações negativas e de estresse, como privação de água e exposição a baixas temperaturas. Apenas um dos grupos recebeu doses diárias de cafeína, justamente o que apresentou menos reações às condições. "A partir daí, nosso passo seguinte foi tentar identificar como a cafeína atuava ao nível molecular para inibir os efeitos da depressão.

Suspeitávamos que os receptores A2A para adenosina, que funcionam como uma espécie de sinal de estresse para o organismo, tivessem um papel importante para a doença, e foi isso que conseguimos confirmar", explicou o neurocientista Rodrigo Cunha, que liderou o experimento. A expectativa agora é realizar testes semelhantes com humanos.