Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

JORNAL TRIBUNA DA BAHIA : Ibope sob suspeição

Enquanto os candidatos Walter Pinheiro e Lídice da Mata comemoravam o resultado da pesquisa Ibope, divulgada pela TV Bahia, em que os dois aparecem na liderança, a assessoria do senador César Borges disparou e-mail para a imprensa em que um especialista descredencia o resultado da última amostragem na Bahia.
Segundo Fábio Oliveira, especialista em estatística e coordenador do Movimento Nacional de Suplentes de Vereadores, a planilha detalhada da última pesquisa indica que o instituto não segue protocolos que permitam sua validação científica.
Para ele, a metodologia “tem o claro interesse político de beneficiar e inflacionar os índices de preferência pelos candidatos do PT ao Senado”. “Em cidades administradas pelo PT, o instituto entrevistou um maior número de eleitores”.
Realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, a pesquisa utiliza critérios de amostragem de acordo com o quadro político da região estudada e no final pondera pelo peso de cada um desses segmentos no total. Dessa forma, no município de Camaçari, por exemplo, administrado pelo PT e com 134 mil eleitores, o Ibope entrevistou 28 eleitores.
Em Itabuna, administrada pelo DEM e com 140 mil eleitores, foram entrevistados apenas 14. “No município de Jequié, que tem 93 mil eleitores, cidade natal de César Borges, o Ibope fez 14 entrevistas. Já em Nova Fátima, administrada pelo PT, com apenas 6.129 eleitores, o Ibope entrevistou também 14 pessoas”. Os exemplos se seguem e estão disponíveis no site do TSE.
De acordo com matéria divulgada pelo Correio Braziliense, especialistas em estatística afirmam que o modelo utilizado pelos institutos brasileiros para medir intenção de votos é impreciso e não inspira confiança. Para eles, é impossível calcular dois dos principais indicadores utilizados pelos institutos para avaliar a consistência dessas pesquisas: a margem de erro “para mais ou para menos” e o nível de confiança.