Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 11 de agosto de 2020

PRF na Bahia recebe cadela K9 Ruth para auxiliar nas ações de combate à criminalidade no estado

 Os cães de faro possuem um olfato cerca de 50 vezes maior que o dos seres humanos, otimizando o trabalho de localização de drogas e armas de fogo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) adquiriu uma nova cadela para atuar na Superintendência Regional na Bahia. A mais nova integrante do Grupo de Operações com Cães (GOC/BA) veio de um canil em Goiânia (GO), que é especializado na criação deste tipo de animal e permaneceu em treinamento por 2 meses no GOC (DF).

A cadela se chama Ruth, da raça Pastor Belga Malinois, que é uma das mais indicadas neste tipo de serviço de sinalização de ilícitos, pois assimilam com mais rapidez e eficiência os comandos dos treinadores, além de possuírem um olfato mais apurado. Ela chegou em agosto e já integra a equipe do GOC/BA, que sentiu a perda precoce do K9 Holmer, que em razão de uma enfermidade que comprometeu seu sistema de saúde, foi necessária sua aposentadoria com apenas 4 anos de idade .

Com a nova aquisição, o GOC passa a atuar com três K9 (Ruth, Fridel e Raia).

Os policiais rodoviários federais lotados no GOC, possuem formação em curso especializado da PRF para atuar com cães farejadores, e que pela natureza da atividade acabam criando um forte vínculo com o cão. O K9 atua como uma extensão do policial nas ações, uma verdadeira relação de confiança e parceria.

Reveja matérias com atuação da K9 Ruth

1 – Com ajuda de cão farejador, PRF apreende maconha, cocaína e crack e prende traficante no oeste da Bahia – https://www.prf.gov.br/agencia/com-ajuda-de-cao-farejador-prf-apreende-maconha-cocaina-e-crack-e-prende-traficante-no-oeste-da-bahia/

2 – Apreensões de maconha movimentam o plantão de fiscalização na BR 242 em Barreiras; assista – https://www.prf.gov.br/agencia/apreensoes-de-maconha-movimentam-o-plantao-de-fiscalizacao-na-br-242-em-barreiras-assista/