Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

quarta-feira, 6 de maio de 2015

EXERCÍCIO PARA O SONO


Exercício promete melhorar sono e reduzir ansiedade Foto: Reprodução /

Exercício promete melhorar sono e reduzir ansiedadeREPRODUÇÃO /RIO - Defensor da medicina integrada, que alia métodos alternativos e convencionais, o médico americano Andrew Weil defende que um simples exercício respiratório, com um pouco mais de um minuto de duração, pode ajudar qualquer um a dormir melhor e sentir menos ansiedade durante o dia.
Conhecida como “a técnica 4-7-8”, a “respiração relaxante” funcionaria “como um tranquilizante natural do sistema nervoso”, e se assemelha a aspectos do ioga e da meditação.
O exercício deve ser realizado sentado, com as costas eretas, de duas vezes por dia, de seis a oito semanas, até que se domine a técnica. Confira o passo a passo:
1 - Exale o ar completamente pela da boca, fazendo um som sibilante;
2 - Feche as mãos e inale quietamente pelo nariz, contando até quatro;
3 - Segure a sua respiração até sete;
4 - Exale completamente pela boca, fazendo um som sibilante e contando até oito;
5 - Essa foi a primeira respiração. Agora, inale novamente e repita o ciclo três vezes, para um total de quatro respirações.
“Tome cuidado para sempre inalar quietamente pelo nariz e exalar alto, pelo boca. A ponta da língua deve sempre ficar na mesma posição”, observa Weil.
Segundo o médico, a parte mais importante do processo é segurar a respiração por oito segundos, pois isso permitiria que o oxigênio enchesse os pulmões e circulasse efetivamente pelo corpo.