Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

segunda-feira, 11 de maio de 2015

CELULAR ROUBADO? COMO ENCONTRÁ-LO

 Descubra como encontrá-lo mesmo sem bateria

Veja as recomendações para cada tipo de sistema operacional para smartphones em caso de roubo ou perda

Perder ou ter um celular roubado provoca muitas dores de cabeça....seja pelo prejuízo com o valor do aparelho, seja todo o material arquivado como documentos, agenda, fotos, mensagens, aplicativos e etc. Mas você sabe o que fazer para localizar seu smartphone, caso isso aconteça? Veja as recomendações para cada tipo de sistema operacional: 
Android
O Google possui uma nova ferramenta que permite ao usuário encontrar o telefone apenas digitando "find my phone" ("encontre meu telefone", em tradução livre) na busca. Você precisa usar um navegador que esteja logado na conta do Google à qual seu telefone está ligado. Funciona até se o usuário não tiver ativado ou instalado qualquer coisa no aparelho.
Além de mostrar o lugar onde está seu celular em um mapa, o usuário também pode fazer o aparelho tocar no volume máximo para ajudar na busca no caso de ele ter escorregado para trás do sofá ou embaixo da cama, por exemplo.

Em caso de roubo, o dono do aparelho pode ir até o site do Google Device Manager e lá é possível travar o aparelho ou apagar todos os dados contidos nele.

Apple
Os aparelhos da Apple podem ser rastreados exatamente da mesma forma, quando o usuário se loga no iCloud (iCloud.com). Ali ele poderá ver a ferramenta "Find My Phone" e também ver todos os outros dispositivos ligados à mesma conta no iCloud. Mas, a ferramenta só funciona se você estiver com seu celular logado no iCloud.

Windows
A mesma ferramenta pode ser usada no telefone celular Windows e, novamente, o usuário precisa estar logado na conta com o aparelho celular, senão, não vai funcionar. Para que todas estas soluções funcionem, o seu telefone precisa estar ligado e conectado à internet.

Aparelho sem bateria sem bateria
Já  para os usuários de telefones Android, existe uma solução até se o aparelho estiver sem bateria.O aplicativo Lookout pode encontrar estes celulares pois usa uma tecnologia chamada de "signal flare". O Lookout anota a localização do aparelho na última vez em que ele estava conectado à internet. Então, o dono pode ter uma ideia de onde o telefone pode estar.

Câmera digital
Mesmo se o objeto roubado for uma câmera digital, sem nenhuma conexão com a web, também é possível rastreá-la. Basta usar os metadados escondidos em uma foto digital feita com aquela câmera. Eles são chamados de dados exif. Se você arrastar uma foto da câmera para a ferramenta de busca (stolencamerafinde.com), ela fará uma busca pela internet, procurando dados que contenham o mesmo dado do número de série.

E se o usuário encontrar estes dados, ele pode até rastrear onde a foto foi feita com ajuda

deste site, regex_info/exif.cgi, que extrai todos os dados exif.

Cuidado: a polícia afirma que o dono do celular ou da câmera que conseguir encontrar os aparelhos não deve partir para cima dos bandidos sozinho. A recomendação é sempre entregar os dados para eles. 


Foto do ladrão
Se o dono do celular quiser pegar o ladrão pela imagem, ele pode acionar uma ferramenta premium que pode fazer uma foto de qualquer pessoa que tente manipular o telefone.Esta foto então será enviada por e-mail junto com a localização do telefone, para que o dono passe todos estes dados para a polícia.
 
Com informações do G1 Tecnologia e Games.