Rádio Web do gaguinho

www.radialistagaguinho.com.br

terça-feira, 16 de junho de 2009

SAPEAÇU-BA: AUDIÊNCIA PÚBLICA COMPAREÇA


FOTO IMAJINARIA
O instituto IMA e o meio ambiente do Estado da Bahia, convida a todos para comparecer nesta quinta feira dia 18 de Junho as 14 horas no colégio municipal no seu auditório, localizado na rua do mercado e próximo a delegacia de policia para uma audiência pública muito importante compareça sua presença é bastante importante, é sobre da unidade usina termoelétrica
.

Multiner traz desenvolvimento tecnológico

com duas usinas termelétricas na Bahia

A Multiner apresenta nesta quinta-feira, 18/06, em audiência pública, os projetos de instalação de duas centrais geradoras termelétricas na cidade de Sapeaçu, Bahia. Os empreendimentos, que estão na lista das obras do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC), terão capacidade total de 292,3 MW e somam um investimento da ordem de R$ 435 milhões.

A empresa conquistou o direito de construção das unidades no leilão A-3, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2007. Hoje a Multiner está na cidade de Sapeaçu dando o segundo importante passo para obter a licença ambiental de instalação necessária para o início da construção. Os empreendimentos serão responsáveis pela geração de 300 empregos diretos no auge das obras e 126 postos de trabalho durante a operação. Segundo Jorge Boueri, Presidente da Multiner, a empresa assume o compromisso de priorizar a contratação de mão de obra local para fomentar o desenvolvimento do município. “A empresa acredita no sucesso deste empreendimento assim como no desenvolvimento socioeconômico da região”, avalia.

As duas centrais de Sapeaçu também contribuirão para a estabilização do fornecimento de energia elétrica no país, principalmente na região nordeste, o que é um atrativo para outras indústrias se instalarem no local, gerando um efeito multiplicador de mais investimentos e empregos.

As centrais termelétricas de Sapeaçu deverão operar quanto solicitadas pelo sistema elétrico nacional, caso o país venha a ter problemas com escassez de energia proveniente das fontes hidrelétricas. É importante destacar que, a necessidade de geração adicional de origem termelétrica é uma alternativa eficiente para diminuir as consequências de secas prolongadas que podem afetar a disponibilidade de geração de origem hidráulica.

Foi para evitar um novo risco de “apagão”, como o ocorrido em 2001, que o Governo Federal decidiu fomentar a geração de energia de origem térmica, utilizando óleo como combustível, operando apenas em situações críticas de poucas chuvas.

“A equipe da Multiner tem larga experiência no setor de geração de energia elétrica e trabalhará em Sapeaçu com responsabilidade e respeito, firmando este compromisso com a comunidade, o governo e as autoridades ambientais”, garante Boueri.

por: Danielle