Na manhã de hoje (20), aconteceu na Câmara de Vereadores a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O momento é importante, pois, promove, relembra e fortalece a luta contra a discriminação, desigualdade e a opressão no Brasil.
O orador oficial, o Professor Doutor Jânio Roque Barros de Castro, trouxe em sua fala, temáticas importantes acerca da luta contra o racismo e a necessidade de se corrigir erros cometidos durante os mais de 300 anos de escravidão. O professor falou ainda sobre a importância das políticas afirmativas, que mostraram sua eficácia, baseadas no conceito aristotélico que diz: “devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade
Continuando a Solenidade, o Prefeito Marcelo Pedreira agradeceu ao Presidente da Câmara, Gicélio Dias, pelos dois anos de parceria altiva, sobretudo mantendo a independência e harmonia dos poderes, na busca por uma Mangabeira cada vez melhor. O Prefeito falou sobre a importância do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. Nas palavras dele, “Não é mais possível conviver em uma sociedade que segrega, que divide pela cor da pele, pela religiosidade, pela posição social. Isso é inaceitável porque todos nós somos irmãos.” Marcelo parabenizou a brilhante do Professor Dr. Jânio Roque, sobre o significado de igualdade.
O prefeito cumprimentou cada um dos homenageados com a Comenda Zumbi dos Palmares. Seguindo com o discurso, o chefe do executivo trouxe a importância da capoeira, que traz valores caros a sociedade, igualdade, respeito, de cidadania e de como o governo municipal ao longo dos últimos seis anos, apoiou e segue apoiando indistintamente os grupos de capoeira da cidade.
Os homenageados com a Comenda Zumbi dos Palmares foram:
Manoel Roque dos Reis Souza;
Reinaldo Braz Silva da Paz;
Maiane Conceição Nery Barros;
Alenilda Maria da Cruz Oliveira Lopes;
Alisson Gonzaga dos Santos;
Antônio Salomão Alves Ferreira;
Matheus Santana da Conceição;
Kátia Maria dos Santos Barbosa;
José Araújo dos Santos;
Gerson dos Santos Bastos;
Vangivaldo Constantino de Souza;